Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de janeiro de 2010

AS MANIFESTAÇÕES DOS INTERNAUTAS SOBRE NOSSA ENQUETE

Nossa campanha permanente "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

Em 14 de janeiro nós lançamos uma enquete sobre as enchentes, inundações e deslizamentos que acontecem, principalmente no verão, em muitas cidades do Brasil e convidamos nossos leitores para responder a mesma e enviar uma frase sobre o assunto. Vejam algumas frases que recebemos:



(Responda a enquete na coluna ao lado)


Veja o que foi publicado:

O POVO FALA...


Queremos saber a sua opinião, caro internauta sobre as possíveis causas que provocam ENCHENTES, INUNDAÇÕES OU DESLIZAMENTOS nas comunidades brasileiras, provocando catástrofes, muitas perdas materiais, DESABRIGADOS, muitas pessoas feridas e até mesmo mortes sob os escombros das casas destruídas, escorregamentos de encostas ou cheias das várzeas.

Os especialistas que têm enviado suas colaborações para o Blog, através dos artigos que escrevem e permitem as postagens, apresentam os vários fatores que provocam essas lamentáveis tragédias que abalam principalmente as populações de baixa renda, que constroem suas humildes casas e barracos nos piores e mais perigosos locais que encontram.

Agora queremos ouvir os nossos visitantes e amigos que podem escolher na enquete os itens que entendem ser realmente os causadores desses problemas que em todas as temporadas de chuvas voltam a repetir nos entornos das capitais e grandes cidades do Brasil.

Também queremos que deixem no comentário deste artigo, expresso em uma única frase, algum outro motivo que não esteja contemplado nos ítens disponíveis na enquete. Já recebemos alguns, que publicamos abaixo, para seu conhecimento.


ONDE TEM ENCHENTES, INUNDAÇÕES OU DESLIZAMENTOS...

1. Tem lixo fora das lixeiras e dos aterros. (Vilmar - Campinas - SP)

2. Tem falta de fiscalização municipal eficiente. (Hélio Pelegrine - Natal -RN)

3. Tem bueiros entupidos e rios sem limpeza. (Rosangela Brito - Lorena - SP)

4. Tem fiscal corrupto que deixa ocupar morro e beira de rios. (Wilson Fragoso)

5. Tem político burro que não sabe administrar sua cidade (Esther Vanzolline - Campo Grande - MS)

6. Tem população ignorante que joga lixo em qualquer lugar (Cristina Santos da Cruz - Santos - SP)

7. Tem falta de fiscal honesto nas Prefeituras. (Zelão - Taubaté - SP)

8. Tem povo ignorante, sem educação, sem cultura e sem vergonha na cara (Zelão - Taubaté - SP)

9. Tem falta de interesse da comunidade por seus rios e córregos (Prof. Jarmuth - SOS Rios do Brasil)

10. Tem Governo ignorante e omisso que prefere gastar com recuperação do que com prevenção de tragédias. Jornalista Clélia Moura - Brasília - DF

11. Tem povo porco e ignorante, que joga lixo prá todo lado, morando em lugares invadidos, com apoio de maus políticos. - Celso Nunes - Guarulhos - SP

12. Tem Promotor Público muito ocupado que não vê os problemas do meio ambiente de sua Comarca. - LUIZ SIQUEIRA VENTURINI - CAMPINAS - SP

13. Tem faculdade qaue não prepara bem seus engenheiros e administradores que vão fazer besteiras nas prefeituras....como tem incompetentes em cargos públicos. - Elizabeth Pinguelli - São Paulo

14. Não é só engenheiro despreparado. Tem falta de fiscalização do CREA, da Defesa Civil e da aplicação das Leis dos Códigos de Postura Municipal, nas cidades onde ocorrem as tragédias. - Engº Valdir Tavares - São Paulo


15. Tem político corrupto e sem vergonha que só quer se dar bem, bancar o bonzinho, distribuindo qualquer terreno, em qualquer lugar e o povo que se dane, depois... - Luiz Ferraz - Porto Alegre
16. Tem povo trouxa que só quer levar vantagens e acaba enganado e explorado por políticos desonestos e aproveitadores - Letícia Santos - Angra dos Reis RJ

17. Tem falta de interesse das comunides e dos cidadãos por seus rios e córregos - Prof. Jarmuth Andrade - SOS Rios do Brasil

18. Tem gente fugindo da seca e se enfiando de qualquer jeito, em qulaquer morro ou beira de rio daí ficando à mercê dos deslizamentos e enchentes - Thelma Abujanra - São Bernardo do Campos - SP

19. Tem prefeitos e vereadores incompetentes e sem visão urbana, precisando se reciclar com urgência - Dr. Nelon Spíndola - Curitiba - PR

20. Tem Universidades produzindo altas teses, dissertações, mirabolantes projetos utópicos, sem aplicação prática nas comunidades carentes (Beatriz Schermann - Florianópolis - SC)

21. Tem povo ignorante, sem educação, sem cultura e sem vergonha na cara - Zelão de Taubaté - SP

22. Tem falta de planejamento urbano e cumprimento de legislação ambiental - Expedito Barelli - Recife - PE



As pessoas de menor poder aquisito são as mais afetadas nas tragédias

Numa postagem sobre enchentes em SP, um anônimo disse:

"SERÁ QUE SE A GENTE PEDIR SOCORRO PARA O PESSOAL DE ENGENHARIA DA ARGENTINA, DO CANADÁ, DO JAPÃO, DA EUROPA OU DOS USA, ALGUÉM PODERIA AJUDAR A RESOLVER OS PROBLEMAS DAS ENCHENTES E INUNDAÇÕES NAS CIDADES BRASILEIRAS?

PELO JEITO OS ENGENHEIROS DAQUI NÃO TÃO DANO CONTA DESSES PROBLEMAS DE ENCHENTES."


Nossa Opinião:

Nós entendemos que os problemas causados pelas chuvas de verão são realmente preocupantes, causam graves tragédias, muitos prejuízos materiais e ceifam preciosas vidas.
Não vamos entrar em detalhes sobre as manifestações de nossos internatutas, postadas acima. Embora possamos não concordar com algumas delas, respeitamos a livre expressão. Nosso objetivo já foi conseguido quando fizemos as pessoas pensarem no assunto e até se manifestarem.

Ouvindo a Rádio BandNews FM/SP, no sábado dia 23/01, um dos comentáristas dizia que na semana as fortes chuvas, só em SP, haviam causado um prejuízo de R$ 300 milhões com a paralização do trânsito nas principais vias, R$ 15 milhões de perdas de mercadorias na CEAGESP e causado a morte de 09 pessoas, em deslizamentos e arrastadas pelas correntezas; dezenas de pessoas feridas e milhares desabrigadas e desalojadas. Podemos imaginar os prejuízos que podem ser computados em todo o país.

Não acreditamos que nossos competentes ENGENHEIROS, GEÓLOGOS E ESPECIALISTAS EM HIDROLOGIA não estejam preparados para resolver os problemas das águas nos períodos das chuvas. Várias soluções foram buscadas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e outras capitais e cidades que enfrentam os problemas de moradias em áreas de risco, excesso de asfalto e concreto que impermeabilizam o solo e não permitem a infiltração das águas.

Galerias, piscinões, cisternas, barragens, túneis, drenos subterrâneos, macrodrenagens, poços, valões e canais, contenções de taludes e encostas, cortinas atirantadas, retirada de populações em áreas de alto risco, desassoreamentos, revitalização e dezenas de várias outras soluções são realizadas pelos engenheiros e especialistas brasileiros.

Discordamos plenamente de nosso internauta (infelizmente anônimo) que diz precisarmos buscar soluções de engenharia fora do Brasil , para resolver nossos problemas de enchentes e deslizamentos. Nossas Universidades, nossas Escolas Politécnicas (conheço as da USP e da UFRJ), nossos Institutos de Engenharia e Centros de Estudos e outras organizações que congregam nossos engenheiros, geólogos, meteorologistas, técnicos e especialistas estão plenamente capacitadas e preparadas para apresentar as melhores soluções para os problemas de nossas cidades. Muita gente desses países citados buscam soluções brasileiras e até levam nossos especialistas para atuarem lá fora. As empresas de engenharia do Brasil são as mais requisitadas para obras no exterior.

Resta saber se nossos especialistas são consultados, se suas opiniões são ouvidas, se seus estudos e propostas são levados em conta, se as experiências e dados coletados, em diversas pesquisas e trabalhos acadêmicos chegam até os setores de planejamento e engenharia de obras das Prefeituras e Secretaria de Governo. Será que não está precisando haver uma maior aproximação e interação entre os mesmos?

Talvez possa haver um maior empenho de organismos como o CREA, Institutos de Engenharia, Escolas Politécnicas, Conselhos, Associações, Comitês de Bacias Hidrográficas, Centros de Pesquisas, Concessionárias de água e esgoto e mesmos ONGs e OSCIPs na busca de soluções para esses problemas em suas regiões de atuação.

Podem organizar simpósios, seminários, fóruns de debates, concursos de projetos e outras atividades que possam ajudar as Prefeituras Municipais e Estados a encontrar soluções viáveis, plauzíveis e que caibam em seus limitados orçamentos para solucionar de vez com esses problemas que castigam as populações todos os anos.


Cremos que falta também muito planejamento e sérios investimentos dos Governos municipais (principalmente), na prevenção das tragédias, que no final exigem maiores gastos nas recuperações dos estragos, do que gastariam na sua prevenção. Muitos casos seriam resolvidos com uma "draglines" ou uma "escavadeira S-90" e dois caminhões basculantes, um caminhão tanque desentupidor ou ainda, com uma boa equipe de braçais, desassoreando os cursos d' água e desentupindo bueiros que provocam as enchentes e inundações. É claro que, antes do período das chuvas...

As pontes que são levadas, os asfaltos, galerias, calçadas, redes pluvias, de água e de esgoto, redes elétricas, serviços de jardinagem e paisagismo, pinturas e recuperação de espaços públicos, etc, têm um custo muito alto de recuperação, a cada tragédia provocada pelas águas. Para não falar dos gastos com os desabrigados, desalojados, machucados, que exigem cuidados e internações e ainda até os casos de mortes, que dinheiro algum pode reparar.


No vídeo abaixo, o meteorologista-chefe da USP fala de outros problemas que ocorrem, como a falta de entendimento por parte da Defesa Civil das previsões e alertas que são comunicados pelos setores competentes.

Já está na hora de nossos administradores públicos, principalmente os Chefes dos Executivos Municipais, levarem mais a sério e planejarem melhor as ações nas temporadas de chuvas em suas comunidades.
Aqueles que insistirem a permanecer insensíveis a tais problemas podem ser convencidos com a ajuda do Ministério Público, Ações Civis Públicas, pedidos de realização de CPIs nas Câmaras Municipais e até mesmo manifestações populares organizadas.

O que não pode é continuar acontecendo todos os anos, em todas as fortes chuvas os mesmos problemas e tragédias, com grandes danos e sem soluções.
Estamos fazendo uma consulta ao PROCON para saber se as populações prejudicadas com enchentes e deslizamentos podem cobrar responsabilidade e pedir ressarcimento dos prejuízos aos responsáveis (prefeituras, estados, concessionárias de serviços, etc). Daremos ampla divulgação da resposta que obtivermos.

Certamente prevenir e preparar para enfrentar as tragédias fica bem mais econômico do que recuperar os danos causados pelas mesmas!
Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista

Como prevenir os problemas com excesso de chuva - Jornal da Gazeta

AUGUSTO PEREIRA FILHO - METEOROLOGISTA-CHEFE DA USP



LEIA MAIS SOBRE NOSSA CAMPANHA PERMANENTE:
"DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS
SE REPITAM EM SUA CIDADE



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. É muito fácil diminuir as enchenteS! Basta o povo em geral NÃO JOGAR QUALQUER TIPO DE LIXO NAS RUAS (papel de propaganda,copos plástico,garrafa pet,o próprio lixo de casa só colocar na rua embalado em sacos próprios ,no dia que passa o caminhão de lixo.Não jogar NADA MESMO,MAS NADA DE JEITO NENHUM NAS RUAS.Outro ponto;As prefeituras encarar e entender que as galerias estão semi-obstruídas pelo lixo do povão e lamas ,então é preciso que as prefeituras façam um esforço enorme e limpem TODAS as GALERIAS SUBTERRÂNEAS,E QUE TODOS OS GARÍS TRABALHEM COM TODA A HONESTIDADE DELES.FAZENDO A LIMPESA CORRETA.Acho que as galerias são o principal problema das inundaçõs.Agora;é lógico se chover muito aí a coisa muda.Mas LIMPEM as " GALERIAS " e vejam como vai fazer diferença.

    ResponderExcluir
  2. http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/search/label/RUAS
    Não é só galerias sujas e entupidas de lixo que causa enchentes, as galerias com diâmetro insuficiente para o escoamento de tanta água que passa pelas galerias causa enchentes constantes como estas olhe as fotos.
    http://minhasartesrubensparizio.blogspot.com/search/label/RUAS

    ResponderExcluir
  3. Sou moradora da Tijuca e existe um rio que tem sua nascente na mata da Tijuca e desagua no Rio Maracanã. Não sei o nome do mesmo mas, é certo que desde as obras de um "Favela Bairro" em 1988 e a alteração do curso do mesmo além do vazamento de esgoto, de 7 em 7 nos o mesmo estoura a Pracinha onde moro e todos temos perdas de automóveis, risco de vida, dentre outras coisas. As enchentes que começaram em 1988 se repetiram em 1992, em 2003 e agora em 2010. Quando da 1 chuva, em janeiro, acionei as autoridades implorando pela limpeza do rio e não fizeram nada! Agora mesmo, depois do caos estão"enterrando o rio" sem desassoreá-lo. Postei 113 filmes no You Tube sob título caos na praça Tabatinga. Neles documento não só a enchente como tb o tratameno que recebi da Prefeitura. Mostro tb o belo rio, com quedas d'água, afluente do rio Maracanã que está, graças a irresponsabilidade das autoridades, se acabando vamos salvá-lo e salvar tb o rio Maracanã do qual ele é afluente. Aqui as maracanãs ainda voam de manhã e ao entardecer; Ajudem por favor! Divulguem o descaso da Prefeitura! Aqui estamos nos organizando pra continuarmos na luta! Ajudema chamar a atenção das autoridades!
    Esteramalka

    ResponderExcluir
  4. Cara Srª Ester Amalka,

    Parabéns pelo seu belo trabalho em defesa do córrego que cria tanto problema e preocupação para os moradores da Pça Tabatinga, na Tijuca.
    Realmente é um trabalho modelar e de folego...gravar e colocar no You Tube os 113 vídeos que mostram o problema e o descaso da Prefeitura do Rio de Janeiro.
    Veja a postagem que colocamos no Blog, nesta data.
    Se quiserem orgnizar o "SOS BACIA DO RIO MARACANÃ" podemos ajudá-los.
    Vamos ver se conseguimos pelo menos que façam a limpeza e o desassoreamento do córrego sem nome, que causa tantos problemas.
    Poderia chamar-se "Córrego dos Problemas"...rsrsrs
    Um grande abraço e parabéns !

    ResponderExcluir
  5. prof. jorge rios www.profrios.kit.net disse >>>

    PESSOAL ;

    NÃO DVEMOS CONFUNDIR carolina de sa leitao com caçarolinha de assar leitao ...

    EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE ENCHENTES : NATURAIS E ARTIFICIAIS [VER MEU artigo publicado aqui no blog SOSRIOSDO BRASIL ] .

    TODOS OS MOTIVOS APONTADOS AI PELOS internautas SAO VERDADEIROS exceto que a engenharia brasileira é incapaz [ isto é uma IDIOTICE, haja vista que a ENGENHARIA CIVIL BRASILEIRA É DAS MELHORES DO MUNDO]

    OS POLITICOS É QUE SAO DOS PIORES DO MUNDO ....

    PESSOAL ; AS ENCHENTES NATURAIS [ assim como as tsunamis e os terremotos] VAO SEMPRE EXISTIR E CAUSAR PROBLEMAS ... CABENDO AO HOMEM APENAS MINIMIZAR AS SUAS CONSEQUENCIAS [ver ARTIGO no meu site ] ..... JA AS ENCHENTES ARTIFICIAIS SE DEVEM A FALTA DE recursos e de POLITICOS HONESTOS ....

    PROF. JORGE RIOS - WWW.PROFRIOS.KIT.NET

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br