Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de janeiro de 2010

USINA DO JIRAU CONTRATA MAIS 3 MIL TRABALHADORES PARA ANTECIPAR EM 34 MESES O TÉRMINO DA OBRA

Canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira

Jirau antecipará geração de energia em quase três anos

A Usina Hidrelétrica de Jirau antecipará em 34 meses o prazo para iniciar a geração de energia e acrescentará mais duas turbinas às 44 previstas para a obra. Para antecipar a conclusão da usina, a concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR) está aumentando de 20 mil para 23 mil o número de trabalhadores contratados.

A antecipação foi anunciada na quinta-feira (28) pelo presidente da ESBR, Victor Paranhos, e por representantes da empresa responsável pela obra, a Camargo Corrêa, durante a assinatura do termo de compromisso de geração com energia assegurada máxima.

“Acreditamos que nossos investimentos vão resultar em ganhos. Por esse motivo, estamos contratando mais 3 mil trabalhadores, que se juntarão aos 20 mil que já estão diretamente envolvidos com a obra”, disse hoje (29) Paranhos, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, a ESBR já contava com a possibilidade de antecipar o cronograma, para iniciar a entrada de receita na contabilidade da empresa, compromisso assumido com os acionistas.

“O prazo inicial, previsto para 2016, já era desfiador, e ficou mais difícil por causa da demora para obtenção da licença de instalação, o que acabou atrasando a obra em cerca de 60 dias. Decidimos, então, optar por um cronograma mais agressivo, para recuperar tempo e entregar o prometido aos acionistas e ao governo”, disse Paranhos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia determinado que a usina deveria gerar 1.975,3 Megawatts (MW), em setembro de 2015. No entanto, a previsão da ESBR é de que a usina entregue 2.045,7 MW de energia até dezembro de 2012.

Ao antecipar a geração de energia, a ESBR terá liberdade para vendê-la da forma que melhor convier, desde que respeite os prazos definidos pelo leilão. “É o mercado que vai definir o preço de tudo, o que a gente antecipar em relação ao mercado cativo previsto pelo governo no leilão”, observou o presidente da concessionária.

O mercado cativo envolve os grandes consumidores de energia, na maioria empresas de grande porte. Para esse mercado, o custo de energia não pode superar R$ 71,40 o MW/h.

Paranhos explicou, ainda, que a inclusão de mais turbinas, chegando a 46, vai aumentar a capacidade instalada da usina. “Isso vai gerar mais 150 MW de capacidade instalada (potência máxima em regime contínuo para o qual a usina foi projetada), o que dará 60 MW médio de energia assegurada (o limite de contratação da usina, definido pelo Operador Nacional do Sistema e pela Aneel)”.

Segundo ele, as duas turbinas representam um investimento de R$ 300 milhões a mais, por envolverem também gastos com obras civis, equipamentos de monitoramento e hidromecânicas. “Achamos que o resultado [desses investimentos] será positivo porque o custo de obra será mais barato, por causa do novo local que foi definido para a usina (IIha do Padre)”, explicou o presidente da ESBR.

Paranhos acrescentou que a energia que será produzida pelas duas novas turbinas poderá ser vendida nos próximos leilões de energia a ser comprada pelas distribuidoras. “Teremos preço mais competitivo para vender essa energia excedente”, avalia. “Nossa expectativa é a de, com as duas turbinas, vendermos algo superior a 50 MW médio.” (Fonte: Agência Brasil/AMBIENTE BRASIL)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br