Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2010

STA CATARINA REALIZARÁ AUDIÊNCIAS DOS 18 MUNICÍPIOS QUE ESTÃO ELABORANDO SEUS PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO


SC avança na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico


Oficina de mobilização em Rio Fortuna. Foto Aguaonline.

Os 18 municípios do sul de Santa Catarina que estão elaborando seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) realizam durante esta semana e a próxima as primeiras audiências de apresentação dos diagnósticos, uma das etapas de elaboração dos PMSB.

Os Planos estão sendo feitos através de uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e as prefeituras destes municípios, todos com menos de 10 mil habitantes.

Neste grupo estão os municípios de Armazém, Rio Fortuna, São Martinho e Grão-Pará - que já realizaram a primeira audiência - Pedras Grandes, Treze de Maio, Treviso, Timbé do Sul, Morro Grande, Maracajá, Meleiro, Ermo, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, Balneário Gaivota e Balneário Arroi do Silva e Passo de Torres, que terão as audiências públicas nos próximos dias.

Nas oficinas de mobilização desta etapa os participantes das comunidades realizam exercícios práticos para definição de objetivos e metas para o PMSB ajudando a identificar as carências e potencialidades dos municípios.

Os planos municipais de saneamento básico deste grupo de municípios do sul e litoral catarinense está sendo desenvolvido pela Empresa Concremat Engenharia e Tecnologia S.A.

Vocação para o turismo




Prefeita de São Martinho, Leonete Back Loffi, ao abrir a audiência destacou a importância do saneamento e a necessidade de preservação ambiental.

Cercada por belezas naturais, rica cultura e uma forte herança migratória, além de um litoral privilegiado a região Sul de Santa Catarina tem experimentado um desenvolvimento acelerado do turismo rural e de aventuras. Pequenas cidades, como é o caso de São Martinho, que se especializa em trilhas, cavalgadas e pescarias, já oferecem boas opções de hospedagem, gastronomia diversificada e artesanato de alta qualidade, exportado para vários países. O turismo religioso também atrai visitantes.

Como tem sido destacado nas audiências, tanto os prefeitos como as comunidades reconhecem a importância de bons índices de saneamento para garantir a sustentabilidade do turismo ecológico.

Os dois temas que mais preocupam são a falta sistemas de esgotamento sanitário e de local para a disponibilização de resíduos nas proximidades. A maioria precisa enviar seu lixo para aterros sanitário distantes mais de 50 quilômetros de sua sede. Além do custo alto deste transporte e disposição existe o risco de que haja acidentes com os caminhões e que a carga de resíduos possa contaminar os mananciais da Região.
Fonte: Águaonline - jornalista Cecy Oliveira

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br