Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2011

CÂMARA ADIA VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL



 Mudanças no Código Florestal podem abrir espaço para desmatamento de mais de 80 milhões de hectares no Brasil. (Foto: Caminhemos)



Cristina Sant' AnnaComentário de Cristina Sant' Anna
 Noticia de hoje 5/04/2011 - Câmara adia votação do novo Código Florestal
A pedido da ministra do Meio Ambiente, Marco Maia pede novo prazo a comissão. Ruralistas fazem manifestação em frente ao Congresso
Eduardo Militão e Renata Camargo Depois de pedido da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), adiou por 15 dias a votação do projeto que cria um novo Código Florestal. A matéria reduz de 30 metros para até 7,5 metros a extensão das áreas verdes que protegem margens de rios e córregos e também anistia multas aplicadas contra desmatadores. Em reunião nesta terça-feira (5), Izabella disse a Maia que o texto não pode ser votado enquanto não houver consenso entre o governo, a sociedade, os parlamentares, os ruralistas e os ambientalistas.
O presidente da Câmara pediu que a câmara de negociação, criada para tentar obter um acordo entre as partes, não vote a matéria durante os próximos 15 dias. Entretanto, Maia avisou que, mesmo sem acordo, a polêmica proposta vai ser votada pelo plenário neste mês de abril.
Manifestação Nesta terça-feira, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a bancada ruralista organizaram uma mobilização nacional em favor da votação do novo Código Florestal. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares para a votação e aprovação do texto do deputado Aldo Rebelo, que foi relator na antiga comissão especial da matéria. Segundo os organizadores do evento, um total de 428 ônibus do país inteiro e cerca de 20 mil produtores rurais de vários estados brasileiros participaram da mobilização. Quando Rebelo foi até os manifestantes, recebeu aplausos dos agricultores. Na avaliação do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), a manifestação foi acima das expectativas. Para o parlamentar, a mobilização foi importante para "desmitificar a ideia de que produtor é devastador". “Essa manifestação serviu para duas coisas: valorizar o produtor rural e sensibilizar as lideranças e os deputados. A fruta está madura. O que precisamos agora é colhê-la”, disse Moreira Mendes, se referindo ao projeto do deputado Aldo Rebelo. Pontos comuns
Na tarde desta terça-feira, a câmara de negociação que trata do novo código vai se reunir, já com as orientações de prazo dadas por Marco Maia. Os relatores, Ivan Valente (PSOL-SP) e Paulo Piau (PMDB-MG), tentam chegar a pontos comuns para costurar um acordo.
Na previsão de Aldo Rebelo, na semana que vem já seria possível votar a matéria. Segundo ele, só o PSOL era contra. “O consenso não depende do tempo, mas vem da convergência de opiniões. Não vejo por que adiar”, disse ele, na tarde de hoje.
Rebelo defendeu a anistia das multas para os desmatadores. Afirmou que é preciso, em vez de aplicar punições aos produtores, promover cursos de capacitação técnica para os produtores.
O deputado disse ao Congresso em Foco que o limite das áreas de preservação em até 7,5 metros – usado para córregos de até 5 metros de largura – é suficiente para conservar o ambiente. “Se o governo 
concordou em reduzir para 15 metros, por que não concordaria com 7,5?”, questionou Rebelo.  Fonte: ARCA DE NOÉ NING
LEIA MAIS:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br