Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de abril de 2011

SEMANA MUNDIAL DA TERRA - ITAPEVA (SP)




Amigo Prof. Andrade
Para seu conhecimento, segue o e-mail que recebi do meu amigo – Dr. Paulo Roberto Saponga – Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva – SP. Ele tem o site –WWW.planetaterra.org.br – e tem publicado todos os meus artigos. Um ótimo domingo.
Faustino – aqui...da Terra daUVAS.bmpJundiaí  SP

De: Planeta Terra [mailto:saponga@terra.com.br] 
Enviada em: sábado, 2 de abril de 2011 21:07
Para: vetcarla@ig.com.br
Assunto: SEMANA MUNDIAL DA TERRA

SEMANA MUNDIAL DA TERRA
Slogan: Que possamos honrar!

O Dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. É momento para ampliar a consciência sobre os recursos naturais e a saúde da Terra. A data promove a educação ambiental e a participação de todos através de uma ecocidadania global com atuação local. A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. Somos parte de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida interdependente, com uma extraordinária diversidade de formas e culturas.

Tudo está conectado a tudo. Nada é um acontecimento isolado e nenhuma vida é uma inutilidade ou acontece sem função. O equilíbrio é o caminho do meio, entre as forças de ação e reação. O que agride o Planeta Terra, também atinge aos habitantes da Terra. Faça uma escolha pela Paz na Terra.  Invista na Educação Ambiental!

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para a mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.

PERFIL DA TERRA

Idade da Terra: estima-se em torno de 4,5 bilhões de anos.
Posição Solar: a Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural.
Área total: a Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água. A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce. 50% da água doce do planeta Terra está no subsolo.
Atmosfera: alcança até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
O ponto mais alto da Terra: é o Everest, entre o Nepal e a China. Tem aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar.
Vida na Terra: os mais antigos fósseis que conhecemos têm 3,5 bilhões de anos e são de pequenas células muito simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera sem oxigênio ou em ambiente anaeróbico.
População humana : somos 6 bilhões e setecentos milhões de habitantes. Seremos 7 bilhões em 2012. A expectativa de vida está, na média global, em 65 anos

Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental Planeta Terra promovera nesta semana diversos eventos tais como palestras, debates, visitação as áreas verdes e outras. Contamos com sua participação, aja, faça alguma ação em defesa da mãe Terra

ENVIADO PELO COLABORADOR DR. FAUSTINO VICENTE - JUNDIAÍ

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br