Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de abril de 2011

SOS RIO BRANDÃO (RJ) - BUSCANDO DIMINIUIR A POLUIÇÃO NO PARAÍBA DO SUL




Encontro: Saae apresenta trabalhos realizados no Rio Brandão à Comissão Ambiental Sul - foto Diário do Vale - Gabriel Borges

ENCONTRO
Comissão Ambiental Sul fecha parceria com o Saae
Volta Redonda

A Comissão Ambiental Sul promoveu, na manhã de hoje, um encontro em que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) apresentou os estudos que a autarquia já realizou sobre o Rio Brandão. O objetivo foi aproveitar os trabalhos já realizados pelo Saae, além de promover uma parceria com a autarquia para a realização do "Projeto Piloto Brandão", idealizado pela comissão.

O projeto prevê a realização de estudos sobre os níveis de poluição do Rio Brandão nos diversos pontos em que o afluente do Rio Paraíba do Sul corta, desde o seu nascimento na cidade de Rio Claro. A finalidade é mostrar que a despoluição dos afluentes do Paraíba também é uma forma de preservá-lo.

- O Saae tem muitos dados sobre o Brandão e vamos aproveitar esses dados já existentes e fecharmos uma parceria. No sábado, o Saae ofereceu transporte para o grupo começar o estudo, fazendo levantamento dos pontos mais críticos e das origens da poluição. O que queremos com isso é propor a preservação dos afluentes do Rio Paraíba - explicou o responsável pelo projeto, o engenheiro Gil Portugal.

A supervisora do laboratório de monitoramento de esgoto do Saae, a engenheira química Jane da Silva Faria Soares, contou que desde 2004 são feitos estudos sobre o Rio Brandão, mas somente no ano de 2007 começaram a ser intensificados. Dentre os trabalhos realizados, está a medição de esgoto na rede de água pluvial.

- Volta Redonda é o único município da região que tem a rede de água pluvial separada da rede de esgoto. Em função disso, é mais fácil realizar tratamento de esgoto. No entanto, encontramos ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial. Há uma fiscalização nesse sentido, mas também é uma condição que requer a conscientização da população - falou.

De acordo com Jane, o município já trata 15% do esgoto e tem a possibilidade de realizar o tratamento de até 100% após a liberação da verba já aprovada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Fecan (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) de cerca de R$ 90 milhões, para o município investir em construção de estações de tratamentos.


Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

Leia mais: 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br