Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de abril de 2011

SOS BAIRRO DA PIEDADE - CAÇAPAVA - SP VAZAMENTO DE ESGOTOS

Bairro da Piedade, município de Caçapava, (foto: Sulivan Santos)


Caros (as) bom dia, 
  
Venho por meio deste, informar a todos (as) sobre mais um descaso proporcionado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) , empresa de capital misto, com ações nas bolsas de valores de São Paulo ( Bovespa) e de Nova Iorque (Dow Jones), a maior empresa de saneamento básico da América latina, segundo propaganda da própria Sabesp. 

O descaso do qual vou relatar, ou melhor, DENUNCIAR, ocorreu no Bairro da Piedade, município de Caçapava, próximo a minha residência, mais uma vez a rede esgoto entupiu, só este ano de 2011 já é quarta vez que entope! 

Desta vez com um agravante muito maior, devido as chuvas de sábado 02 de abril a rede sofreu novamente excesso de volume, devido a ligações de águas pluviais na rede de esgoto, até ai há de se compreender que os culpados, é a população que não colabora, mas a Sabesp também tem sua parcela por não fazer nada para cessar esse frequente problema, pois as residências que ligam águas de chuva na rede de esgoto, são do Bairro da Piedade, e não da Vila Menino Jesus ou do Jardim Panorama... ora é preciso fazer algo então já que o problema é localizado. 

Mas voltando ao assunto do entupimento da rede localizado no inicio da Rua Benjamin Elias com a Rodovia João Amaral Gurgel SP 103, próximo a Praça Luis Galdini, em um ponto de vistoria (PV) que fica quase no meio da via, não suportou o volume e a tampa se deslocou ficando assim além de um vazamento que pelo menos eu nunca vi antes, um potencial risco aos transeuntes e veículos. 



Até ai há de se entender em partes o ocorrido, chegando ao Bairro por volta das 20h20min, prontamente comuniquei a Sabesp pelo telefone 195, ressalto que não é preciso ligar no 0800, pois discando 195 da na mesma, enfim a ligação foi feita as 20h23min com duração de 07min26seg, com a atendente Tais que registrou a ocorrência com o número de protocolo 95352213/11 e foi comunicado que o atendimento teria um prazo de até 24 horas para ser sanado, pois a atendente colocou como atendimento de urgência, ressalto que esse atendimento 195 oferecido pela Sabesp é muito ruim.


Preocupado com o eminente risco de um grave acidente, liguei direto para a agencia da Sabesp em Caçapava pelo 3653-3355, em vão ninguém atendeu, ciente da importância, tomei a liberdade de ligar para o Gerente Galvão da Sabesp Caçapava que sempre resolve da melhor maneira possível  e de pronto, quando de seu conhecimento direto, mas não fui atendido, também pudera, sábado a noite há de se entender... não esgotado as possibilidades de uma pronta resolução através de uma sinalização do local com um cavalete ou cone, foi o que pedi desde o inicio, pois resolver um entupimento debaixo de chuva é praticamente impossível de fazer, mas sinalização de alerta é possível e necessário... enfim, acionei a Guarda Municipal e Defesa Civil pelo telefone 3653-4590 às 20h36min com duração de 02min22seg, do qual fui muito bem atendido pelo Paulo Henrique, comuniquei sobre a gravidade do fato, enfim o bom atendimento não passou do bom atendimento telefônico, nem a Guarda Municipal e nem Defesa Civil compareceram, tornei a ligar para agencia da Sabesp e nada. Me restou então, torcer para que nada acontecesse, pois nada tinha para sinalizar o local mesmo que precariamente, a minha ultima tentativa foi comunicar a Polícia Militar através do 190 às 24h10min do qual conversei com o Soldado Evandro, que me atendeu muito bem e se prontificou em tentar usar de todos os meios para providenciar uma sinalização para o local, mas ressaltou que sábado a noite é bastante complicado para a PM, totalmente compreensível, mesmo porque sou Membro do CONSEG Caçapava e sei muito bem do assunto, o buraco amanheceu aberto, a equipe da Sabesp apareceu por volta das 09h30min e perguntei aos funcionários sobre o conhecimento da ocorrência, eles haviam sido comunicados a pouco, nesse momento a tampa já estava no local, acredito que alguém com algum recurso ou ferramenta apropriada tenha a colocada no lugar. 


Minha conclusão particular, a Sabesp não é mais capaz de nada, o Bairro da Piedade não tem tratamento de esgoto, é apenas coletado, afastado e despejado in natura no ribeirão Dois Córregos, saliento, é cobrado na minha conta, pelo serviço, o valor de R$ 11.36, como coleta e tratamento, além dos constantes vazamentos no meio das ruas, encima das calçadas por toda parte, também há os problemas constantes de falta de abastecimento de água, que por muitas vezes chega com odores e cores inadmissíveis, com alta pressão, sem nenhum controle que chega a estourar encanamentos, em minha residência estorou encanamento, o fabricante Tigre esteve lá e fez laudo condenando a empresa fornecedora, buracos abertos para reparos e ligações que são mal tampados, um total desserviço promovido pela Sabesp. 


Tudo isso relatado, tenho provas concretas, números de protocolo de atendimento, fotos, filmes e os problemas estão lá para quem quiser ver, ou seja, incontestável, não estou sendo irresponsável de escrever isso tudo sem embasamento. Imaginem se algum veículo cai com a roda no buraco, um motociclista, o risco de sofrer um acidente, uma pessoa cair na “armadilha”, uma criança, um adulto, um idoso distraído ou até mesmo um bêbado da madrugada, estava fácil de acontecer, pois o local é escuro e debaixo da copa de uma árvore, ressalto a árvore não é culpada de nada. 


Como disse tenho fotografado e filmado, com som e flagrei o momento em que um veículo quase caiu com a roda no buraco aberto. Acho que não preciso dizer mais nada, só que me enoja demais nisso tudo, não é fato de eu ser Coordenador do Comitê das Águas no Município de Caçapava e ser Coordenador de Eventos da ONG Associação Eco Vital e que por isso tenho mais conhecimento sobre o assunto, é o fato de eu ser um cidadão, trabalhador, pagador de impostos, taxas, tributos, contribuições, eleitor, voluntário... e deparar com isso, uma empresa ainda Estatal proporcionando além do descaso ambiental, a má prestação de serviço, agora colocando a vida de pessoas em risco, alias, risco a vida, já vem sendo proporcionada, pois quem não trata esgoto e fornece água com qualidade da qual pelo menos eu não bebo em certos momentos, proporciona riscos sim a vida, doenças de veiculação hídrica mata mais de 8 milhões de pessoas no mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A Sabesp presta serviços em Caçapava a mais de 30 anos e irá prestar por mais 30 anos! 
  
Em anexo seguem algumas fotos, das quais irei mandar a partir de agora frequentemente denunciando a precariedade dos serviços prestados pela Sabesp. 
  
Estou à disposição para quais quer esclarecimentos, ressalto, tenho tudo documentado, e convido a quem queira, para comprovar os ocorridos supracitados, como ator da Sociedade Civil Organizada e Cidadão também me coloco a disposição para colaborar no que for possível para resolvermos os problemas referentes aos recursos hídricos, o CAM-Caçapava e a ONG Eco Vital estão as ordens. 
  
Repito o que já mencionei em um comentário sobre uma matéria publicada no Jornal O Vale, pelo Amigo Ambientalista de São José dos Campos o Advogado Lincoln Delgado, sobre o descaso da Sabesp no município de São José, no qual escrevi “não generalizo as minhas críticas a todos os funcionários da Sabesp, pois existem pessoas de muito boa vontade e que procuram fazer o máximo para bem atender, as críticas são referentes a Companhia Sabesp” 
  
Tenham todos (as) uma ótima semana. 
  
Atenciosamente, 
  
Sullivan Morais Santos 
(12) 9783-1989

CAÇAPAVA - SP












Ao 
SOS Rios BR 

O problema do vazamento de esgoto é causado pelo lançamento irregular de águas pluviais na rede coletora, fato que ocorre em toda a cidade, inclusive no Bairro da Piedade.  Por lei, a Sabesp não tem o poder de fiscalizar e exigir a regularização, mas notifica os responsáveis pelos imóveis, indicando como estes devem proceder para promover a regularização da ligação de chuva, que nunca deve ser lançada na rede de esgotos. 

A solicitação de serviço em questão foi realizada após as 20h; portanto, fora do horário comercial.  O serviço foi executado dentro do período informado ao solicitante, às 9h30 do dia seguinte, no qual inúmeras ocorrências foram registradas devido às fortes chuvas que caíram sobre o município no dia anterior.   No mesmo dia foram restabelecidas as condições de operação da rede em questão.   

Sobre as obras de tratamento de esgotos, a Companhia informa que em seu planejamento está prevista para o ano de  2013 a implantação de um sistema de tratamento, que inclui uma estação de tratamento. 

Quanto às demais manifestações apresentadas a esse site, a Sabesp necessita de mais informações para uma resposta efetiva. A Empresa está à disposição da população no seu setor de atendimento ao público, que funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 15h, na  rua Antônio de Castro Júnior, 222, Caçapava. Outros canais de comunicação com a Sabesp: o site da Sabesp www.sabesp.com.br/faleconosco, a agência virtual ou a central telefônica 0800-05-50-195, que atende  sete dias por semana e 24 horas por dia, com ligação gratuita. 

Assessoria de Imprensa Sabesp 

Claudete Mourão 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

6 comentários:

  1. SOS Rios do Brasil
    Salários e cargos não são sinal de honestidade e idoneidade, estamos cansados de ser enganados e o pais roubado de todos os modos, segundo lemos em toda imprensa . Os maiores salários , de alguns eleitos ,nomeados, e tambem concursados, sòmente indicam estabilidade nos $ salariose etc.
    Será que tem algum 'patriota"ou nacionalista,que pensa emdespoluição.

    ResponderExcluir
  2. Meu quanto descaso, a Sabespe peredeu o rumo mesmo... até parece que água não é assim tão importante!!! estou indignado.

    Júlio

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda Silva11 abril, 2011 12:19

    parabéns pela denúncia, o que ocorre em Caçapava e em todos os municípios atendidos pela Sabesp é isso ai o que foi publicado, aqui em São José dos Campos não é diferente, infelizmente se trata de uma empresa ainda controlado pelo Estado promovendo isso. Até quando será assim? água é simplesmente tudo de que precisamos, mas água de qualidade, não isso. Parabéns ao denunciante Sullivan, ao Blog SOS Rios do Brasil e meus lamentos pela resposta vazia da Sabesp.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler um e-mail replicado sobre mais esse absurdo da Sabesp, que legal que pelo menos dessa vez a repercussão foi maior, maior será ainda se o Sullivan decidir divulgar coisas ainda graves que ocorrem, eu conheço o trabalho que a Eco Vital e o CAM de Caçapava fazem, classifico como muito grave a denúncia postada neste blog, mais´grave é o que pode ser publicada, moro no Jardim Rafael, aqui também tem problemas com a Sabesp e com a Prefeitura Municipal de Caçapava, que por sinal existe uma Secretaria de meio Ambiente, que não faz nada, omissa, sem ação, uma vergonha, só que se houve dizer é sobre escandalos, o que pode e deveria ser mostrado compromete até mais que a Sabesp a Prefeitura de Caçapava, aproveito para divulgar um acontecimento, num sábado desses o pessoal das ONGs de Caçapava estavam na Praça da Bandeira realizando um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, e ganhei um folhetinho bastante interessante sobre o trabalho, e lá tem uma agenda de reuniões e eventos,aproveitei e conheci um pouco mais dos trabalhos expostos, conversei e foi a onde fiquei sabendo dos tamnhos descasos do qual mencionei, ah Prefeitura e a Sabesp nada fizeram nesta data, voltando ao recado, sexta feira agora dia 15, haverá uma reunião mensal do Comitê das Águas, na Cãmara Municipal as 19 horas, reunião aberta a toda comunidade, peço para aqueles que lerem a tempo que se puderem compareçam, é importante, eu lamento o fato de trabalhar a noite, mas vou procurar acompanhar o trabalho desse pessoal. Parabéns Sullivan pela denúncia muito bem feita, publique aqueles outros descasos.

    Fabiano morador Jd. Rafael

    ResponderExcluir
  5. Caro Fabiano,
    Entendo a sua indignação e as suas colocações, mas como sempre ressalto, por mais razão que tivermos, deveremos sempre agir com muita cautela e cuidado para que não seja injusto com alguém, sempre coloco em meus comentários que "os descasos promovidos pela Sabesp, é referente ao sistema da companhia, não é generalizado a todos os funcionários, pois conheço muitos e sei que são pessoas de princípios", por tanto caro Fabiano, temos sim vários outros apontamentos tão graves quanto os acima apontados, mas é preciso antes de mais nada uma converssacão, saber em que podemos colaborar para a melhoria, informar as situações a quem de dever, esgotadas todas as possíbilidades, ai sim acredito que deva caber uma denúncia bem formulada com fontes sérias. Também quero agradecer por ter nos prestigiado no singelo evento que realizamos na Semana da Água e também por divulgar a nossa reunião de amanhã do Comitê das Águas, esteja sempre a vontade em nos procurar, estaremos sempre a disposição para colaborarmos, a nossa missão é agir na mobilização social pela impotância na participação da gestão dos recursos hídricos e ser o interlocutor entre a sociedade o poder público, o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, e empresas que atuam no setor dos recursos hídricos.

    Um forte abraço.

    Atenciosamente,

    Sullivan
    1º Coordenador CAM-Caçapava
    Coordenador de Eventos ONG Associação Eco Vital

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sullivan,

    Estou satisfeito que a comunidade caçapavense está tomando conhecimento dos seus problemas, denunciando, buscando soluções, diálogos e esclarecimentos.
    Coloco o Blog SOSRiosBr para que os amigos possam expor suas dúvidas, buscar soluções, debater seus pensamentos e até levantar problemas da comunidade que precisem de imediatas soluções.
    O espaço aqui é democrático, visto que enviamos a denúncia para a concessionária e postamos tbém sua resposta.
    Se puder, envie para nós um relato das decisões da reunião do dia 15 e até alguma foto.
    Só com a participação da comunidade vamos conseguir resolver nossos problemas de saneamento básico que são de grande importância para nossa gente.
    Água - Quem Pensa, cuida!

    prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br