Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2014

AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES COM A BAIXA VAZÃO PROVOCA A MORTE DE MILHARES DE PEIXES NO RIO PIRACICABA (SP)

Peixes mortos são encontrados no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)
Peixes de diferentes espécies foram encontrados mortos no rio (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)

12/02/2014 

MILHARES DE PEIXES SÃO 


ENCONTRADOS MORTOS ÀS MARGENS 


DO RIO PIRACICABA (SP)

Animais foram avistados nesta quarta na região da Estrada do Bongue.

Com a estiagem, manancial enfrenta a maior seca nos últimos 50 anos.

Do G1 Piracicaba e Região

Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba, em Piracicaba (SP), nesta quarta-feira (12). Não há informações se o ocorrido é devido à seca ou vazamento de algum produto químico.  (Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Estadão Conteúdo)Peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Paulo Ricardo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Milhares de peixes foram encontrados mortos na tarde desta quarta-feira (12) no Rio Piracicaba(SP). Várias espécies diferentes boiavam às margens do manancial, que vive a seca mais rigorosa para o período nos últimos 50 anos. Não foi a primeira mortandade verificada neste verão no trecho. No último dia 3, a reportagem do G1 já havia flagrado a situação, mas em menor proporção.
Peixes mortos são encontrados no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros)Milhares de peixes foram achados mortos no Rio
Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
Os peixes foram encontrados mortos às margens da Avenida Jaime Pereira, conhecida como Estrada do Bongue, e algumas pessoas aproveitaram-se da situação para recolher os animais.
Nenhuma autoridade esteve no local até 15h desta quarta-feira para dar posicionamento oficial sobre as causas da mortandade.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, via assessoria de imprensa, que não teve informações sobre a morte de peixes em Piracicaba, mas afirmou em nota que a possibilidade de morte de peixes é maior com a vazão do Rio Piracicaba baixa e que vai averiguar a questão.
Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio
Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
Poluentes
A baixa vazão do manancial aumenta a concentração de poluentes, situação que afeta toda a vida aquática.
Segundo a professora de ecologia Silvia Regina Gobbo, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), a seca estimula a proliferação de microorganismos, que consomem o pouco oxigênio ainda presente na água. "É o que causa mortandade de peixes em massa."
A presença de sujeira e lixo no leito do manancial, o que a especialista chamou de "hábito cultural nefasto", traz ainda o risco de contaminação da água por metais pesados e outras substâncias químicas de componentes plásticos e de aparelhos eletrônicos.
"O prejuízo não se restringe à vida aquática, mas também às pessoas que utilizam o rio para pescar ou para o lazer. Nestas condições, ficam expostas a infecções e problemas de saúde", afirmou a professora.

Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)Milhares de peixes são encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)Milhares de peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
Rio Piracicaba enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos (Foto: Mateus Medeiros/Arquivo pessoal)
saiba mais

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br