Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2014

SETE RESERVATÓRIOS DA PARAÍBA, EM SITUAÇÃO CRÍTICA TERÃO LIMITAÇÃO PARA RETIRADA DE ÁGUA

PUBLICADO . EM ÁGUA
Dos 121 açudes monitorados pela Aesa 35 estão em situação crítica, com volume menor do que 5% da capacidadeDos 121 açudes monitorados pela Aesa 35 estão em situação crítica, com volume menor do que 5% da capacidade

ANA vai limitar retirada de água de 


reservatórios

Para reduzir o impacto da estiagem e desacelerar a queda no nível de armazenamento retirada de água será limitada em sete mananciais.
A Agência Nacional de Águas (ANA) está limitando o uso e a retirada de água em sete mananciais da Paraíba para reduzir o impacto da estiagem e desacelerar a queda no nível de armazenamento dos reservatórios. A medida emergencial atinge a bacia do rio Piranhas e os açudes de Boqueirão, Coremas, Mãe D'água, Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Santa Inês. O objetivo da restrição é priorizar o abastecimento humano, reduzindo a irrigação.
Entre as ações de emergência está a redução da vazão saída da água dos reservatórios e o racionamento, com a fixação de dias alternados para captação de água em rios e açudes para atividades produtivas ou mesmo a suspensão temporária do uso. As regras de restrição em rios e açudes estão previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos, conforme prevê a Lei Federal 9.433/1997. Para verificar o cumprimento das normas, a Ana está realizando fiscalizações.
Dos 121 açudes da Paraíba monitorados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), 35 estão em situação crítica, ou seja, apresentam volume menor do que 5% da capacidade total de armazenamento. Outros 29 reservatórios estão em observação, com volume atual entre 5% e 20% do limite de armazenamento.
A partir deste mês de janeiro, a ANA determinou a suspensão da retirada de água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para irrigação. Os produtores que possuem plantações de até cinco hectares foram autorizados a usar a água do Açude na produção agrícola, mas o prazo da permissão venceu no início deste ano. Boqueirão está atualmente com apenas 35% da sua capacidade total. O açude abastece Campina Grande e outros 19 municípios, atendendo mais de um milhão de pessoas.
No rio Piranhas e nos açudes de Coremas e Mãe D'água, o controle está sendo feito com a delimitação de horários para o uso da água. Os usuários só estão autorizados a retirar a água nestes mananciais para qualquer atividade produtiva apenas três vezes por semana, das 2h às 11h. A medida começou em outubro e vale para os municípios de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas, Paulista e São Bento, na Paraíba; e em Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte.
No Sertão do Estado, também foram estabelecidas restrições de uso e redução da vazão defluente nos açudes Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e no açude de São Gonçalo, em Sousa, este último responsável ainda pelo abastecimento na cidade de Marizópolis e no perímetro irrigado de São Gonçalo, onde há a produção de coco verde.
RODÍZIO
Ainda no Sertão, a ANA estabeleceu um rodízio para os irrigantes situados ao longo do riacho que aflui no açude de Santa Inês. A restrição afetou produtores rurais de dois municípios. Em Santa Inês, os irrigantes podem captar água nas segundas, quartas e sextas, enquanto que em Conceição a retirada da água poderá ser feita às terças, quintas e sábados.
ALERTA
A ANA alerta os irrigantes das regiões críticas sobre a necessidade de economizar água e luz, irrigando a plantação com os métodos mais eficientes. A irrigação por inundação, por exemplo, gasta mais água do que o necessário e, por isso, deve ser substituída. A Agência também pede que os irrigantes observem os horários mais adequados e não irriguem em horário de sol intenso, evitando, assim, perda de água por evaporação.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br