Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2014

NINGUÉM PREVIU, ORIENTOU E ALERTOU SOBRE O RISCO DE ESCASSEZ DE ÁGUA EM SÃO PAULO?

  
Contaminação, desperdício, descaso e falta de planejamento podem  ser um dos principais motivos para um dos mais ricos países em reservas de água doce do mundo, estar passando por  escassez do precioso líquido, em várias regiões do Brasil...Não está na hora de reavaliarmos nossas próprias ações com relação ao uso dos nossos recursos hídricos?

O mau uso da água tem causado preocupação em alguns países (em sua maioria europeus) e vários estudos tem sido realizados para tentar sanar o problema. “A revolução industrial não aconteceria sem a água. O ser humano não consegue ver que todos os itens industrializados precisam de água para serem produzidos, inclusive dinheiro”, afirmou o jornalista Roberto Haushahn, que teve a água como tema de seu trabalho de conclusão de curso.
Para fabricar cada quilo de aço são necessários 600 litros de água. Um litro de cerveja precisa de três a quatro litros. “A maior produtora de cerveja do Brasil gasta por ano 30 bilhões de água. Para se fazer uma folha de papel sulfite se gasta 380 litros”, disse Haushahn. “Se todas as pessoas do mundo consumissem como os americanos, seriam necessários cinco planetas Terra”, afirmou.
Águas subterrâneas poderiam ser uma alternativa para suprir as necessidades futuras. Mas não significa que os problemas acabarão. Um dos maiores aqüíferos do Brasil está no Sul e já abastece cidades próximas. “O Aqüífero Guarani que está no Sul do Brasil é imenso, mas há dados de que já esteja contaminado”, apontou Waverli. Além da contaminação, cidades que estão sobre estas águas subterrâneas podem afundar com o uso indiscriminado. Um exemplo é a Cidade do México (MÉXICO), que enfrenta muitos problemas com a drenagem de água. (Osmar Pereira - Metodista).
Faltou previsão, investimentos ou vontade política em São Paulo?
Se pararmos para analisar, vamos verificar que no Estado de São Paulo estão localizadas as principais e mais equipadas Universidades do país, com os melhores professores universitários, especialistas, pesquisadores, mestres, doutores e pós-doutores em hidrologia e fenômenos climáticos.
Também estão localizados em SP os principais Institutos, Centros de Pesquisas, Fundações, principais ONGs e OSCIPs ambientais, o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), SABESP, CETESB, INPE, IPT/USP e outros, com os mais experientes e preparados especialistas e conhecedores das águas e do clima paulista.
Com tudo isso e ainda com  os grandes recursos que o Estado mais rico da Federação dispõe, NINGUÉM PREVIU, ORIENTOU E ALERTOU sobre os riscos que o Sistema Cantareira, a capital paulista e a imensa RMSP, que abrigam mais de 20 milhões de pessoas, poderiam um dia enfrentar com uma estiagem severa?  Ou será que foi conveniente ignorar os alertas e informações sobre o grande risco (se é que existiram)?
Será que faltou planejamento?  Será que faltaram investimentos? Será que foi excesso de confiança num sistema bem antigo? Ou foi falta de vontade política, capacidade e responsabilidade, em pensar mais sério na saúde ambiental e na qualidade de vida de uma região densamente povoada, extremamente industrializada e grande consumidora dos recursos hídricos?

O que será que vai acontecer nos próximos meses? Será que São Pedro vai se apiedar dos paulistas e mandar ricas e preciosas chuvas para encher os reservatórios, mananciais e recuperar os cursos d’ água do Estado de São Paulo?
Vamos aguardar para ver!
Prof. Jarmuth Andrade
Físico, ambientalista e blogueiro

         AS POSTAGENS MAIS INTERESSANTES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS NESTA DATA

Água: a crônica da falta de bom senso

Nível do Sistema Cantareira para de cair após 27 dias

Água seca - proteção dos recursos hídricos 

Cheia recorde do Rio Madeira dispara alerta em cidades de Rondônia

Fundo do Meio Ambiente poderá custear recuperação de terra degradada



Sabesp desperdiça 31% de água, mas diz perder 24%


Comunidades indígenas promovem projeto inédito de turismo de pesca sustentável no Rio Negro (AM)


Represas do sistema Alto Tietê operam com nível abaixo do 50%


Audiência pública discute plano de saneamento básico em Castro, no PR


Foz do Iguaçu é destaque na TV Record


Marinha inicia operação de fiscalização em águas brasileiras


Botos-vermelhos, conhecidos também como botos-cor-de-rosa, estão sendo mortos e usados na pesca na Amazônia 


Lagos e praias de água doce são convite ao lazer no Paraná


Município de Traipu recebe um milhão de alevinos


Devido à estiagem, fiscalização é intensificada no Rio São Francisco


Recursos adiam a licitação para limpeza do Tietê


Detergente presente no esgoto causa espuma no Rio Piracicaba, diz Cetesb


Injustiça na cobrança pelo uso da água na Bacia do São Francisco, artigo de Almacks Luiz Silva


Ondas de calor que país enfrenta poderão ser mais frequentes, diz Carlos Nobre, do MCTI


Aquicultura produzirá dois terços dos peixes consumidos em 2030, diz relatório de agências da ONU



Mortandade eleva para 8 anos prazo para 'recuperação' do Rio Piracicaba


BELAS IMAGENS DE ÁGUAS E SONS PARA VOCÊ CURTIR...

Imagens lindas de cascatas - Web- Música Planeta Água - pra completar, som de pássaros- montagem Stela Soares - LIGUE O SOM


stela soares stela soares


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br