Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2014

EXPLICANDO O PORQUÊ DE TANTO CALOR NESTE VERÃO DE 2014


No início de janeiro a Terra esteve a cerca de 5 milhões quilômetros mais perto do Sol

O porquê desta onda de calor


PUBLICADO . EM CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Em 4 de janeiro de 2014 aconteceu a passagem da Terra pelo periélio de sua órbita em torno do Sol, às 9h00. O periélio é o ponto de menor afastamento entre a Terra e o Sol. Nesse instante a distância que nos separa do astro-rei é de 147.104.613 Kms. A órbita anual da Terra em torno do Sol vai ao seu ponto mais próximo do Sol, a uma distância de 0,98 UA, lembrando que 1 UA é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

A distância entre a Terra e o Sol varia ao longo do ano porque a sua órbita tem uma forma ligeiramente oval. Como resultado, esse momento marca o ponto do ano em que o Sol parece maior no céu e é quando a Terra recebe mais radiação solar. Na prática, no entanto, esse efeito é extremamente pequeno. A órbita da Terra é quase exatamente circular e sua distância do Sol varia em apenas cerca de 3% ao longo do ano.

O que é periélio?

É quando a Terra está mais próxima do Sol. Seu oposto é o afélio que ocorre em julho de cada ano.

Esse evento foi observado no século 16, quando Johannes Kepler apresentou provas mostrando que os planetas orbitam o Sol em elipses ligeiramente alongadas, e não em círculos.

O termo periélio também é usado quando se trata de cometas. O ponto de maior aproximação do Sol e de um cometa é chamado de periélio desse cometa.

Mas não se iludam, fora desse período vai ser muito frio!!! Vamos ser um planeta de extremos...
Comentário do Jornal dos Amigos
Vamos pensar um pouquinho. Periélio e afélio acontecem todos os anos. Janeiro quente, julho frio, em que são mantidas as mesmas distâncias do Sol apontadas no texto. Então por que este verão está mais quente? A explicação aproximada para a onda de calor vigente está no fato do desequilíbrio do planeta, em que cada vez mais temos menos áreas verdes, se constroem mais edifícios, mais estradas, maior concentração de calor, maior evaporação, florestas são tombadas para atividades para diversas atividades, principalmente a minerária, despreocupação total da humanidade (principalmente governos) com a preservação do meio ambiente. A consequência disso são safras de alimentos perdidas, maior custo de alimentos, custo maior de armazenamento e tratamento de água potável, apagões pelo maior consumo de energia. Enfim, esse é nosso entendimento do porque estamos experimentando a atual onda de calor.
Fonte: Jornal do Amigos / ongfraterna. - PORTAL DO MEIO AMBIENTE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br