Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de fevereiro de 2014

MINISTRO DA ENERGIA É "PÉ FRIO" - TODA VEZ QUE DIZ QUE NÃO HÁ RISCO DE APAGÃO...O APAGÃO ACONTECE

14 DE FEVEREIRO DE 2014

"PRATICAMENTE NÃO EXISTE" RISCO DE APAGÃO, DIZ LOBÃO

:
Ministro de Minas e Energia garante que sistema elétrico do País tem sobre de energia para "momentos difíceis"; segundo Edison Lobão, existe sempre uma taxa mínima de risco, se as condições forem absolutamente adversas; "Como não contamos com esse quadro, eu tenho que entender que esse risco praticamente não existe"
14 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 15:35

O governo mudou o tom e admitiu pela primeira vez o risco de desabastecimento de energia elétrica, ainda que "baixíssimo".

O Ministério de Minas e Energia reiterou que o sistema é seguro, mas reconheceu que pode haver dificuldades caso as previsões de chuvas para as regiões Sudeste, Sul e Nordeste nos próximos meses não se confirmem. "A não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014", diz o comunicado
 - OESP, 14/2, Economia, p.B3; FSP, 14/2, Mercado, p.B6; O Globo, 14/2, Economia, p.25.






HOJE 15 DE FEVEREIRO DE 2014:


15/02/2014 17h31 - Atualizado em 15/02/2014 23h11

Apagão deixa quase todo o estado de 




Alagoas sem energia


Problema na subestação da Chesf prejudicou fornecimento.
Companhia Hidro Elétrica diz que vai apurar causas do problema.

Cau RodriguesDo G1 AL
658 comentários
Apagão deixou semáforos inoperantes na capital (Foto: Cau Rodrigues/G1)Apagão deixou semáforos inoperantes na capital
(Foto: Cau Rodrigues/G1)
Um apagão deixou grande parte do estado sem energia na tarde deste sábado (15). De acordo com a Eletrobras Distribuição Alagoas, um problema na subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no município de Messias, teria prejudicado o fornecimento de energia em pelo menos cinco regiões do estado por volta das 16h (hora local). O abastecimento só foi restabelecido cerca de uma hora depois.
De acordo com a Eletrobras, a subestação onde houve o problema é responsável pelo fornecimento de energia para quase todo o estado. Tiveram o abastecimento comprometido as regiões do Baixo São Francisco, Litoral Sul, Região Metropolitana de Maceió, Litoral Norte e Agreste.
Segundo o diretor de operações da Chesf, Mozart Bandeira, o defeito na subestação foi imediatamente isolado e toda a instalação religada cerca de 40 minutos depois. "Vamos apurar rigorosamente para saber o que provocou este defeito. É uma ocorrência atípica e vamos trabalhar para que o problema não se repita", justifica Bandeira.
A equipe de reportagem do G1 circulou por alguns pontos do centro da cidade e constatou semáforos de trânsito desligados em toda a região.
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou não ter sido notificada sobre a ocorrência de apagão em outros estados na tarde deste sábado. Entretanto, a Chesf confirma que o problema afetou momentaneamente o fornecimento do município sergipano de Santana do São Francisco, que faz divisa com Alagoas.
A Eletrobras divulgou uma nota à imprensa esclarecendo o problema. Leia a nota na íntegra:
A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na tarde deste sábado (15), em Alagoas, foi motivada por um defeito no sistema de 500kV, associado à subestação da Chesf, localizada no município alagoano de Messias. A causa está sendo analisada pela Chesf.
É dessa subestação que a distribuidora recebe a energia e fornece para grande parte do Estado. Com isso houve interrupção no fornecimento em municípios do Baixo São Francisco, parte do Agreste, Litoral Norte e região metropolitana de Maceió.
A ocorrência foi registrada às 15h53 e a partir das 16h30 a distribuidora iniciou a recomposição das cargas. Neste momento o sistema elétrico já está normalizado.
Último apagão
No início deste mês, uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do país provocou falta de luz em todos os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Tocantins, na Região Norte. Ao menos onze estados tiveram o fornecimento de eletricidade comprometido.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois. Em nota, o ONS informou que a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO), provocando a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).
À época, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é “zero” o risco de faltar energia no país, por conta da falta de chuvas e queda no nível dos reservatórios de hidrelétricas.
Ele anunciou, porém, que o governo já estuda novas medidas para evitar que a conta pelo maior uso das usinas térmicas e devido à alta no valor da energia seja repassada de uma vez aos consumidores.
Fonte: GLOBO.COM - G1 ALAGOAS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br