Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2014

SÉRIOS PROBLEMAS NA UHE SANTO ANTÔNIO, NO RIO MADEIRA - CAPITAL PORTO VELHO (RO) EM RISCO


ALERTA - Reservatório da UHE Santo Antônio está acima do limite, esvaziamento pode causar colapso na capital e distritos

O pedido de esvaziamento do reservatório da Usina de Santo Antônio realizado por técnicos do consórcio construtor da usina de Jirau traz uma preocupante constatação. A regra operacional  de deplecionamento do reservatório da UHE Santo Antônio localizado no Rio Madeira não está sendo respeitada e  o nível d’água na jusante da UHE Jirau já passou do limite que garante segurança e estabilidade ao empreendimento.

Com a abertura de todas as comportas da UHE Santo Antônio para baixar seu reservatório, Porto Velho, capital de Rondônia pode enfrentar a maior enchente de sua história. O distrito de Jacy Paraná, a montante de UHE Santo Antônio  também está sendo seriamente afetado.
As atividades turísticas e comerciais na praça da Estrada de Ferro serão interrompidas nesta terça-feira (11). Os profissionais que trabalham na EFMM já foram informados que serão retirados, pois o local será tomado pela água.
Prédios públicos como Tribunal Regional Eleitoral e Justiça Federal, localizados na região da baixa da União também podem ser afetados e desocupados nos próximos dias. O tradicional Mercado do Peixe, camelódromo e região portuária do bairro Cai n’água já estão alagados.
Os distritos do ‘baixo Madeira’ também devem entrar em alerta, principalmente com os possíveis desbarrancamentos das margens, onde localiza-se as comunidades/distritos de Porto Velho. Em São Carlos, a Igreja corre iminente perigo de desaparecer.
RIO ACIMA
Mas os problemas de se represar o Rio Madeira  também vão ‘rio acima’. O lago de UHE Jirau em ‘efeito dominó’ com a operação acima do limite pela UHE Santo Antônio também não consegue vazar toda a água represada e a consequência é a alagação do distrito de Abunã.
Na BR 425, rodovia federal que leva até o município fronteiriço de Guajará-Mirim, a ponte do ‘Arara’  está prestes a submergir

 A balsa que faz a travessia do Rio Madeira na Br 364 e é a única ligação terrestre com o estado do Acre também já sofre com a cheia e opera com dificuldade com a alagação de seu porto de operações.
Na BR 425, rodovia federal que leva até o município fronteiriço de Guajará-Mirim, a ponte do ‘Arara’  está prestes a submergir. O acesso ao município que faz fronteira com a Bolívia por via terrestre pode ser interrompido a qualquer momento.
DOCUMENTO EMERGENCIAL
De acordo com o oficio MP/TS 253/2014, datado de 6 de fevereiro e conseguido com exclusividade peloRondoniaovivo, a Energia Sustentável do Brasil afirma que a autorização concedida pelo Ibama, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, dá conta de que a altura máxima suportada por Jirau é de 74,8 metros em relação ao reservatório da usina de Santo Antônio. Porém, a UHE Santo Antônio estaria operando com um reservatório que, na semana passada, teria ultrapassado a cota de 75 metros.
"Tal fato, além de não respeitar o limite estabelecido por imposição do projeto estrutural da usina de Jirau, está ocasionando diversos impactos na estrutura do empreendimento e demais existentes no canteiro de obras", alega o ESBR no documento.
Entre os impactos apresentados está uma infiltração na ensecadeira da casa de força da margem direita, alagação do atracadouro da margem esquerda e nos pátios provisórios de equipamentos. O risco de rompimento da ensecadeira é real e pode inundar toda a casa de força onde estão instaladas 28 Unidades Geradoras.  Cada unidade possui um gerador, uma turbina e seus auxiliares, ou seja, se houver o rompimento da ensecadeira de jusante e a casa de força inundar, as unidades geradoras podem ser perder na força da água. 
NOTA TÉCNICA
De acordo com a nota técnica 474/2012 da Aneel – Agencia Nacional de Energia Elétrica a altura máxima de 74,8 m na jusante da UHE Jirau garante atendimento aos requisitos de normas e critérios de projeto no que diz respeito aos coeficientes de segurança nos cálculos de dimensionamento e de estbilidade da usina de Jirau.
Uma tabela contida no documento mostra que UHE Santo Antônio está operando acima da cota autorizada pelo Ibama na licença de operação .-. Confira:

Fonte: RONDONIAOVIVO com informações da Valor Economico - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Nos estamos correndo risco e ninguém faz nada e os trabalhados da usina jirau esta correndo mais risco ainda e ninguém toma a atitude de parar as obras para segurança dos trabalhadores...
    Cade a segurança e o apoia por nos aki???

    ResponderExcluir
  2. Gente estou muito preocupada moro no Rio Grande do Sul ms minha família toda e dai de Porto Velho e o restante de Humaita, pelo amor de Deus façam algo a coisa e seria!!!!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br