Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DE PROTEÇÃO DOS CORPOS HÍDRICOS DIVULGA A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PARANÁ

<br>
Divulgada a qualidade da água do Rio Paraná


















A 7ª Campanha do Programa de Proteção de Corpos Hídricos, realizada em dezembro de 2013, teve seu resultado divulgado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). A coleta da água, feita pelo engenheiro ambiental Eduardo Mattos e o técnico ambiental Marcos Leite, ambos da UFPR/ITTI, comprova que mesmo com a construção da Ponte na BR-262/MS/SP a qualidade da água se mantém no Rio Paraná.

O resultado da pesquisa indica que a maioria dos parâmetros analisados está dentro do limite, sendo que dos 28 parâmetros avaliados apenas sete excederam o permitido pela legislação. “Nesta campanha foram identificados, pela primeira vez no decorrer das sete campanhas, concentrações acima do limite de Fosfato Total e Hidrocarbonetos. Isto é causado, em sua maioria, por descargas de esgoto sanitário e produtos derivados do petróleo. No entanto a alta concentração desses Hidrocarbonetos e do Fosfato Total não pode ser atribuída ao empreendimento da Ponte sobre o Rio Paraná, considerando que houve a identificação dos poluentes antes e depois do eixo da ponte. Contudo, é necessária uma maior atenção principalmente com as atividades relacionadas ao manuseio e transporte de óleos e graxas durante a evolução da obra, para que sejam eliminados quaisquer derramamentos/vazamentos dessas substâncias”, explica o engenheiro ambiental responsável pela análise dos dados, Jhonatan Zonta.

O Programa de Proteção de Corpos Hídricos que faz parte da Supervisão Ambiental do projeto G-Pontes tem a próxima campanha programada para o mês de abril de 2014.

Supervisão

Nesta semana, entre os dias 03 e 07 de fevereiro, o técnico ambiental da UFPR/ITTI, Marcos Leites realiza a supervisão da obra da ponte sobre o Rio Paraná, observando se as condicionantes exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão sendo cumpridas de forma adequada. O técnico acompanha as ações na ponte e canteiros de obra e fazendo o registro das ocorrências, como supervisão dos coletores de resíduos, uso dos equipamentos de segurança pelos trabalhadores e sinalização adequada.

G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais. Tem o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais. Atualmente, a UFPR/ITTI supervisiona a construção da Ponte sobre o Rio Paraná, na BR-262, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |   comunicacao@itti.org.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br