Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2014

Estudos mostram que fenômeno El Niño deve acontecer em 2014




Altas temperaturas durante El Niño em 2003 (Foto: NASA)
Um novo estudo publicado na segunda-feira, 11, revelou que existe uma probabilidade de, pelo menos, 76% de um fenômeno El Niño no final de 2014. Ele remodelaria os padrões climáticos globais por um ano ou mais, aumentando as chances de que 2015 seja o mais quente desde o início dos registros de clima, no século XIX.

A pesquisa foi divulgada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e fala sobre um evento que poderia afetar todo o mundo por meio da mudança nas correntes atmosféricas. O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e pela redução de ventos na região equatorial.

O resultado são precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura. A pesquisa  se baseia em um estudo apresentado em 2013, que propôs pela primeira vez um novo método de previsão do El Niño.

O El Niño causa  precipitações e secas anormais em diversas partes do globo, além de aumento ou queda de temperatura
Hoje, os cientistas podem prever de forma confiável o início e a gravidade do evento somente seis meses antes de ele acontecer. E, para piorar, esse tempo pode diminuir: cortes recentes de orçamento para boias que monitoram o oceano devem piorar a previsão.

Contudo, o novo estudo teve uma abordagem diferente em relação às técnicas convencionais. Enquanto os modelos de previsão de hoje observam as condições oceânicas e ventos alísios, que geralmente sopram de leste a oeste, o novo método confia em um índice que compara as temperaturas do ar na área onde o fenômeno acontece normalmente com as temperaturas em todo o resto do Pacífico.

Na última quinta-feira, 7, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à ONU, já havia defendido em Genebra que o oceano poderá viver novamente o fenômeno climático no terceiro trimestre. De acordo com a entidade, se as condições não continuarem neutras, episódios do El Niño de baixa intensidade devem ocorrer.

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/02/estudos-mostram-que-fenomeno-el-nino-deve-acontecer-em-2014.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br