Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2014

CULTURA POPULAR NAS MARGENS DO RIO URUCUIA - MG

Rio Urucuia - importante afluente do Velho Chico, em MG

RIO ABAIXO - PAULO FREIRE - Moda de viola para caboclo nenhum botar defeito...

Causos do Sertão do Urucuia - Noroeste de Minas Gerais - Paulo Freire - voz e viola caipira



voaviola voaviola


SAIBA MAIS

RIO URUCUIA - NOROESTE DE MINAS GERAIS

  • Urucuia - Significa águas vermelhas, ou rio vermelho. A palavra é derivada do urucum, que é uma planta nativa na região a qual produz uma tinta vermelha, usada pelos índios para pintar o próprio corpo.
O nome é portanto de característica indígena das tribos Tupinanaês, Temiminos, ou do índios Caiapós que habitavam nas Guaíbas - ilha do Rio São Francisco, próximo a Fóz do Rio Urucuia, os índios possuiam o hábito de chamar as coisas que viam pelos seus adjetivos.
O que pode ser deduzido ainda pelo fato de no inverno o rio possuir águas claras esverdeadas, e no verão período chuvoso em razão das enchentes constantes as águas ficam avermelhadas da cor de barro;
Este Rio é de grande notoriedade não só para os Municípios que compõem a sua Bacia, mas para o Estado de Minas Gerais, e para o Brasil, por ser formador da Bacia do Rio São Franciscopois também se fez presente nas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa.
Impende ressaltar também que o circuito grande sertão veredas é integrado pelo Rio Urucuia e é um dos circuitos turísticos do Estado de Minas Gerais.
(Durães, Oscar Reis. Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano-Brasília, Linha Gráfica Editora,1996. pag. 201)

Nascente e Curso

Nasce nos chapadões de Goiás de um lugar denominado Raizama ou Lagoa dos Morões em aproximação com o Córrego Bezerra, o Urucuia desce para o extremo Leste , alcançando as terras do Município de Buritis MG.
O Rio nasce nas proximidades de Formosa - Goiás, no Planalto Central do Brasil, nas proximidades da divisa com Minas Gerais, mais precisamente, próximo as divisas dos municípios de Formosa - GO e Buritis - MG.
(Durães, Oscar Reis. Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano-Brasília, Linha Gráfica Editora,1996. pag. 201).
Buritis é primeiro município de Minas Gerais a receber as águas do Rio Urucuia, ainda em pequena quantidade, a partir de então começa a receber afluentes em solo mineiro e a formar sua bacia hidrográfica. Um dos primeiros Rios a desaguar no Urucuia é o Rio São Domingos, que nasce e deságua no município de Buritis MG; possui em suas margens ainda vegetação preservada em alguns pontos, onde a fauna e a flora do cerrado brasileiro ainda vive em equilíbrio.
Durante seu percurso pode-se encontrar o "escorregador". uma rocha no leito do rio que permite escorregar, como se um escorregador natural.
Essa atração localiza-se a cerca de quinze quilômetros do Distrito Bezerra no município de Formosa - Goiás, próximo a sua nascente, a partir de então suas águas seguem para Buritis em Minas Gerais, e se torna importante, para muitos municípios entre eles Buritis, Arinos, Urucúia e outros até desaguar no Rio São Francisco.

Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica do rio Urucuia está inserida na mesorregião Noroeste de Minas, onde estão municípios como Buritis, Arinos, Formoso, região incluída na Micro Região de Unai. Após segue para Região Norte do Estado de Minas onde passa por outros Municípios tais como o antigo povoado de "Porto de Manga" hoje Município de Urucuia nome dado em homenagem ao Rio.
clima na bacia é considerado semi-úmido, com período seco durando entre quatro e cinco meses por ano, situa-se a disponibilidade hídrica entre 2 e 10 litros por segundo por quilômetro quadrado, com exceção do alto rio Urucuia, onde se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilômetro quadrado.

Municípios

Abrange um total de 9 Municípios, quais sejam 1 - Buritis, 2 Formoso, 3- Arinos, 4- Uruana de Minas, 5- Riachinho, 6- Urucuia, 7- Bonfinópolis de Minas 8 - Pintópolis 9- São Romão, (todos os 9 Municípios do Estado de Minas Gerais) e apresenta uma área de drenagem de 25.135 km², a bacia possui uma população total estimada de 76.441 habitantes.
As imagens abaixo são do Rio Urucuia em BuritisMinas Gerais.
 Fonte: Wikipédia


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br