Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2014

PARA PRIORIZAR O USO DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, PETROBRÁS LEVA O LÍQUIDO POR 300 KM


Petrobras extrai petróleo no mar de Paracuru. Na foto, o píer de atracação da estatal em Paracuru

Petrobras usa água de Mossoró



A Petrobras em Paracuru está sendo abastecida com água que chega de Mossoró (RN). Técnico da Agência Nacional de Água explica quem detém a propriedade da água no Brasil
“A Petrobras está buscando água em Mossoró (RN) para suas operações em Paracuru (CE), revelou a Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua assessoria de imprensa. 
O recurso hídrico “viaja” 300 quilômetros. Isso ocorre porque a estatal está desautorizada de utilizar a água da Lagoa Grande, que abastece Paracuru. Neste caso, está sendo aplicada a premissa do uso prioritário da água para o consumo humano e a dessedentação de animais, conforme a Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A petrolífera recebeu a outorga nº 706/2013, de 29/11/2013, publicada no Diário Oficial do Estado (DOU), de 6 de janeiro, que dá direito ao consumo industrial por quatro anos. Contudo, a Cogerh explica que a outorga é um documento “precário”, podendo ser retirado o direito de uso, em casos especiais, como a seca. A Lagoa Grande está com 80 cm de água, no ponto mais profundo, diz o diretor de Meio Ambiente de Paracuru, Edmundo Ferreira.

Conforme a Cogerh, a Petrobras não retira água da lagoa em Paracuru desde dezembro de 2012. A companhia ressaltou que a Petrobras possui licenças ambientais para perfurar poços no município, caso seja necessário. “A água utilizada no empreendimento da empresa está vindo de Mossoró, através de navio”, destacou.

O POVO entrou em contato com a Petrobras. A empresa afirmou que não vai comentar o assunto. A vasão outorgada pela Cogerh à Petrobras é de 3,3 litros por segundo.
 
Toda água é pública
Antes da proibição, a Petrobras retirava água da Lagoa Grande há cerca de 20 anos, conforme o bacharel em direito, Lauro Gomes, cuja família é proprietária das terras onde está a parte da lagoa de onde saia o recurso hídrico para a estatal, segundo conta. Conforme ele, a Petrobras tem um contrato com a família desde então e paga para ter acesso à área de captação.

O gerente de Outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), Luciano Menezes, explica que a Constituição Federal de 1988 determina que toda água é pública - estatual ou federal. Tudo isso, mesmo que esteja em propriedade particular.

“A água não pertence ninguém em particular. Se qualquer pessoa, empresa, setor público ou privado, inclusive a própria União, precisar de água, a gente precisa outorgar. No mínimo, é passível de cadastro, porque precisamos de um balanço hídrico. Inclusive o uso humano (que é diferente de abastecimento urbano) e animais, precisa de outorga, mas são os únicos casos em que não pode parar a autorização”, reforça Luciano.

O gerente adverte que o governo tem o poder de autorizar a retirada de água, mesmo em propriedades privadas, sem pagar nada. “Não há indenização para isso. A água não é sua, mesmo que você tenha autorização para utilizá-la. Se alguém tiver a autorização para chegar à sua propriedade e pegar água, pode fazer”, reitera. Ele faz a ressalva que a água é pública, mas propriedade pode ser privada. Por isso, o imbróglio, por vezes, ocorre na parte da terra.
FONTE:  O POVO 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br