Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2014

CUMPRIMENTO DO ACORDO PARA DESPOLUIÇÃO DOS RIOS POTI E PARANAÍBA (PI) ESTÁ SENDO COBRADO PELO MPF


AGUAPÉS e carananas tomam conta do leito do Rio por causa da poluíção. Foto Diário Teresina
AGUAPÉS e carananas tomam conta do leito do Rio por causa da poluíção. Foto Diário Teresina

MPF/PI cobra cumprimento de acordo para despoluição dos rios Poti e Paranaíba

Publicado em fevereiro 10, 2014 por 
Em reunião, MPF pediu informações sobre a execução das medidas assumidas pelas partes
O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) cobrou cumprimento do acordo firmado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e do Ibama para a despoluição dos rios Poti e Parnaíba. Em reunião, o procurador da República Kelston Pinheiro Lages pediu informações sobre a execução das medidas assumidas pelas partes.
Na reunião, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Agamenon Bastos informou que as medidas estão sendo executadas mas que a construção/ampliação das pontes Mocambinho, Juscelino Kubitschek e Wall Ferraz está ocasionando dificultando o fluxo do rio, uma vez que os entulhos das obras não estão sendo retirados. Afirmou, ainda, que a empresa responsável pela obra já foi notificada para retirada dos referidos entulhos, porém se nega a fazê-lo, alegando que o material já se encontrava no local, antes do início da execução dos serviços, o que segundo o mesmo não procede.
O secretário municipal apresentou, ainda, termo de compensação ambiental. No termo, há comprometimento a pagar ou realizar serviços no valor de R$ 175 mil, que serão usados para a retirada dos aguapés da ponte do Mocambinho, plantio de árvores e contratação de estudo de emissão de gases efeito estufa.
O superintendente do Ibama, Manoel Borges, demonstrou preocupação com a alta concentração de aguapés nas proximidades da ponte do Mocambinho, em direção ao Zoobotânico, na faixa de 350 metros, à vista da possibilidade de uma grande acumulação de aguapés no local romper a própria ponte, em caso de enchente. O secretário da Semam afirmou, que as máquinas já foram providenciadas para a retirada dos aguapés.
Ao final da reunião, o procurador da República Kelston Lages ressaltou a necessidade de acelerar a execução das medidas e demonstrar o cumprimento das ações assumidas perante a Justiça Federal e repassar ao Ibama essas informações, para que esse órgão possa elaborar o relatório, com posterior envio ao MPF e à Justiça Federal, uma vez que a Agespisa já repassou R$ 100 mil para tais ações. Na ocasião, o procurador informou que o novo presidente da Agespisa já iniciou o processo para a ampliação da Rede de Esgoto de Teresina.
Processo nº 2003.40.00.001796-1 e medida cautelar nº 4824-11.2013.4.01.4000
Fonte: Ministério Público Federal no Estado do Piauí
EcoDebate, 10/02/2014


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br