Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2009

5º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA - ISTAMBUL - TURQUIA


5 th World Water Forum

5º Fórum Mundial da Água discutirá questões chave sobre o futuro da água

Efraim Neto - ECOBlog

Depois de meses de um longo trabalho colaborativo, um primeiro esboço da programação do 5º Fórum Mundial da Água (World Water Forum), com cerca de 100 sessões, já pode ser conferida virtualmente, após receber mais de 700 contribuições de todo o mundo.

Faltando menos de quatro meses para o início do Fórum que acontece entre 16 e 22 de março, o programa oficial está ganhando cada vez mais forma, e o substantivo trabalho sobre as sessões continua a evoluir. Você pode acompanhar os progressos de desenvolvimento temático através do Espaço de Encontro Virtual do Fórum (Forum's Virtual Meeting Space).
Através desta ferramenta, você pode fornecer seus comentários e sugestões para ajudar a responder algumas das questões-chave que irão modelar o 5º Fórum Mundial da Água e um futuro melhor para as populações que necessitam deste valioso recurso.

Os processos políticos que serão constituídos durante o 5º Fórum Mundial da Água e os seus resultados serão utilizados não só como instrumentos para a instituição do 6º Fórum Mundial da Água, mas também irá ter uma participação ativa nos diálogos internacionais, tais como: G8 e na UN-CSD, por exemplo.
Os resultados adquiridos durantes as sessões do Fórum possuem por finalidade aumentar a prioridades sobre a gestão de águas estratégicas e ações na agenda internacional.

O 5º Fórum Mundial da Água é o principal evento mundial sobre a água.

Reúne mais de 15 mil participantes de todos os cantos do mundo para traçar soluções concretas para os desafios mundiais por qual a água passa hoje.
Um trampolim para a colaboração mundial sobre os problemas da água, o Fórum oferece à comunidade e aos tomadores de decisão a oportunidade única de se unirem na construção de links, debates e tentativas de encontrar soluções para alavancar uma segurança da água.

O Fórum Mundial da Água é organizado a cada três anos, a partir de uma parceria entre o Conselho Mundial da Água e do governo do país de acolhimento para ser sede do evento.

Após os Fóruns do Marrocos (1997), dos Países Baixos (2000), do Japão (2003) e do México (2006), o 5º Fórum Mundial da Água será realizado em Istambul, na Turquia, em Março de 2009. Esteja envolvido.

Fonte:
Escrito por Efraim Neto 05/01/2009 - ECOBlog

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Quero muito participar desse evento grandioso, já que participei do Diálogos da terra no Planeta Água, realizado em minha cidade Belo Horizonte- Minas Gerais, no final de novembro/08.
    Então quero aqui deixar meu comentário.
    Muito bonito o trabalho, as palestras, muita informação, mas o que eu vejo é que esses eventos são totalmente políticos, e não precisamos de política para salvar o planeta, precisamos é de gente que tenha a consciência de que nosso planeta está acabando e precisa de medidas urgentes, e não de políticos falando o que acham que devem falar, e para agradar pessoas, precisamos de decisões concretas, chega de blá blá blá, o planeta tá gritando...e é isso aí...

    ResponderExcluir
  2. Concordamos plenamente com vc Jack, por isso nossa enfase é para ações PROATIVAS em defesa de nossos rios, ribeirões, córregos, cachoeiras e lagos.
    Sempre procuramos divulgar e promover todos aqueles que estão "com as mãos nas águas" procurando torna-las mais puras e protegidas!
    Áfinal, ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

    ResponderExcluir
  3. Jacqueline,
    Concordo com você quando diz que esses eventos são esvaziados de seu propósito pelo discurso contraditório dos governos e outros atores, principalmente os grandes grupos econômicos. Mas não devemos despolitizar a luta para a salvação de nossas águas pois esta é uma luta política no sentido pleno da palavra. No ano passado criamos uma rede de entidades com o objetivo de ampliar a luta contra o estado de pilhagem dos recursos naturais de Minas, principalmente no Quadrilátero Ferrífero, onde a ação das mineradoras, com o beneplácito do governo vem causando um grave quadro de problemas sócioambientais, onde a água tem uma importância central. Nosso site: www.pelasserraseaguasdeminas.com.br
    Um abraço,
    Wanderlei Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Caro Wanderley Pinheiro,

    O Instituto SOS Rios do Brasil está aderindo ao movimento "pelas serras e águas de Minas".
    Vamos publicar postagem falando movimento, disponibilizando link do site e download do manifesto, além de acesso à Assinaturas Online.
    A luta é justa, muito importante e precisa que seja amplamente divulgada.
    Conte com nosso total apoio e divulgação!
    Além da postagem vamos manter na coluna da direita do Blog uma chamada e um link para o manifesto. Aguardem.

    Saudações eco-fluivais

    Prof. Jarmuth Andrade - ISOSRiosBr

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br