Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2009

LAGOA DE ARARUAMA (RJ) PODERÁ FICAR LIVRE DOS ESGOTOS SEM TRATAMENTO


Prolagos intensificará trabalhos de retirada do esgoto da Lagoa

Cabo Frio (RJ), 29.12.08 – Entre as várias obras iniciadas este ano, pela Prolagos, a de maior importância, sem dúvida, está sendo a construção do cinturão no entorno da Lagoa de Araruama. Projeto que, em 2009, será intensificado com criação de vários canteiros de obras em Cabo Frio e Iguaba Grande. A meta da concessionária é fazer com que, em 2010, não haja mais esgoto sendo despejado in natura na Lagoa de Araruama pelos municípios da área de concessão.

Em São Pedro da Aldeia a obra teve início este ano. Com extensão de 11 km, ela acontece entre os bairros Vinhateiro e Balneário. Prevista para concluir este mês, sofreu atrasos devido às fortes chuvas dos últimos dias, mas deve ser finalizada até o final de janeiro, com captação de 100% do esgoto ainda despejado in natura na Lagoa de Araruama pelo município aldeense.
Todo este esgoto será levado para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, que ganhou um novo tanque decantador, aumentando a capacidade de tratamento em quase 100%, beneficiando, diretamente, cerca de 81 mil pessoas.

- A Lagoa de Araruama não é apenas o cartão postal da região: é fonte de renda para muitas famílias. Por isso decidimos, em acordo com o Consórcio Lago São João, priorizar os investimentos deste ano na recuperação da Lagoa – comentou Felipe Ferraz, Diretor Executivo da Prolagos, lembrando que também conseguiu, junto à Agência Reguladora, autorização para antecipar os investimentos na construção do cinturão na margem esquerda da Lagoa, em Cabo Frio.
Com extensão de 10,5 km, a obra está prevista para terminar em julho de 2010. “Ano que vem iniciamos essa mesma obra em Iguaba Grande”– completou Ferraz.

A preocupação com o meio ambiente também passou a fazer parte da Prolagos, que este ano investiu em projetos como o “Abraço das Águas”, reunindo quase 800 estudantes da rede pública dos municípios da área de concessão na realização de monitoramento dos corpos hídricos, além de um concurso de redação com o tema “A importância da água para o mundo”.

O projeto abriu espaço para participação da empresa no Fórum “Saneamento é Vida”, organizado pela Agência Reguladora, além Feiras de Ciências, e ainda permitiu o início de uma nova atividade desenvolvida pelo Departamento de Comunicação: o programa de palestras “Saber Faz Bem”, que leva educação ambiental e noções de consumo eficiente de água a escolas, associações de moradores, igrejas e diversas outras entidades.

Criado em julho, o programa encerra o ano com o saldo positivo: 105 palestras realizadas, 5.349 pessoas atendidas, e transformou-se em programa padrão a ser desenvolvido por todas as outras empresas do grupo Cibe a partir de 2009.

Cristiane Zotich | Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS
cristiane.zotich@fsb.com.br
ascom@prolagos.com.br
Website: http://www.prolagos.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

6 comentários:

  1. A ETE de Iguaba Grande pelo que vejo esta errada,pois o esgoto é jogado no rio salgado,e coletado por bombas elevatorias que encaminhão para a estação de tratamento,e foi feito uma represa para o esgoto não ir para a lagoa,na teoria esta certo,( deixando de lado a questão do rio),mas a bomba puxa a agua e sedimenta o lodo que vai se acomodando no fundo e laterais. do rio, então vem uma chuva forte pega o lodo e leva para a lagoa,pois a represa abre as comportas para evitar enchentes,é preciso criar meios para filtrar este lodo antes de chegar a lagoa. O desenvolvimento tem que ser sustentavel.
    JOSE CARLOS

    ResponderExcluir
  2. Estive em Arraial do Cabo este final de semana e para minha surpresa a Lagoa que já estava bem clarinha a coisa de um mes atras, estava com suas aguas escuras novamente e com muitos peixes mortos. Alguém sabe informar o que houve?
    Freitas
    fb_freitas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. por favor salve a lagoa de iguaba ela muito linda

    ResponderExcluir
  4. Caros Amigos leitores,

    As sugestões e ponderações dos senhores foram encaminhadas para a Assessoria de Comunicação da Prolagos (RJ) e inclusive uma resposta já foi dada ao Freitas, via e-mail.
    Se tiverem mais dúvidas podem encaminhar diretamente para eles:

    FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS
    cristiane.zotich@fsb.com.br
    ascom@prolagos.com.br

    ESTAMOS PESQUISANDO SOBRE A LAGOA IGUABA. SE TIVEREM MAIS INFORMAÇÕES E FOTOS, NOS ENVIEM.
    contato@sosriosdobrasil.org

    Grato pela participação!

    ResponderExcluir
  5. léia da silva santos27 maio, 2010 13:15

    A lagoa de araruama e linda ,que pena que esta impropia para o banho, ela e o cartão postal da nossa cidade

    ResponderExcluir
  6. leidiane silva santos27 maio, 2010 13:18

    eu adora a lagoa e por isso eu não quero que ela se acabe,por favor ajude ela

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br