Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2009

CEARÁ LUTA CONTRA A EXTINÇÃO DO PEIXE-BOI MARINHO

PEIXE-BOI MARINHO – Trichechus manatus




Biológos no Ceará se unem contra extinção do peixe-boi

Um grupo no Ceará, formado por biólogos, geógrafos e engenheiro de pesca, se uniu para defender o peixe-boi. Em pesquisas, eles descobriram que o motivo dos encalhes do animal na costa pode estar ligado à destruição dos mangues, berço para a reprodução da espécie.

"O peixe boi marinho percebe isso diretamente e migra para outros ecossistemas. Ele migra para outros sistemas, porque ali ele não tem refúgio, não tem a quantidade de alimento e nutrientes ideais para a sua permanência naquele ambiente", explica o geógrafo Jeová Meireles.

Quando o peixe-boi encontra um ambiente poluído, a alternativa é voltar para o alto-mar, onde nascem os filhotes. Sem proteção, os pequenos mamíferos são arrastados pelas correntes marítimas até a praia, onde podem morrer.

A estimativa do grupo é de que, do Espírito Santo ao Amapá, existam apenas 250 peixes-boi. "Hoje em dia, ele é o mamífero marinho mais raro no litoral brasileiro e o mais ameaçado de extinção no Brasil", afirma o biólogo marinho Alberto Campos.

Uma saída para proteger o peixe-boi é a revitalização dos mangues com o plantio de espécies nativas. O biólogo japonês Takayuka Tsuji fez esse trabalho no Norte do país e diz que a técnica pode ser aplicada também no Nordeste. "Acho que podemos introduzir o método de recuperação de mangues no Ceará, porque as espécies são iguais e as condições de clima são parecidas", diz Tsuji. (Fonte: G1/Ambiente Brasil)

SAIBA MAIS SOBRE O PEIXE-BOI MARINHO

Peixes-boi da Amzônia (Trichechus inunguis)
Nos rios da Amazônia peixe-boi da amazônia também corre risco


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) dá mais um passo para conservação e repovoação dos peixes-boi (Trichechus inunguis) nos rios da Amazônia. No sábado (1) uma equipe formada por pesquisadores do INPA, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e da Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA) partiram em direção a Reserva do Cuieiras, localizada a 60 km ao norte de Manaus - AM, onde foram soltos, pela primeira vez, dois peixes-boi machos sub-adultos de cerca de 180 kg cada um. LEIA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. achei muito interessante pois ajuda as pessoas entender que tudo o que é bom, pode sumir de nosso planeta

    ResponderExcluir
  2. O ser humano deveria ter vergonha no que está fazendo, pois tudo que perder não consequirá recuperar de novo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br