Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2009

PONTA GROSSA (PR) ATINGIRÁ 89% DE ESGOTOS TRATADOS


Rede de esgoto vai abranger 89 % da área de Ponta Grossa (PR)

Ag. Estadual Notícias - 30/12/08

A Sanepar assinou nesta segunda-feira (29) contratos para a ampliação da rede coletora de esgoto de Ponta Grossa. Com isso, o município passará dos atuais 71,12% de cobertura com esgoto para 89% até 2010.

O contrato de concessão firmado entre o poder municipal e a empresa estabelece que, ao final deste ano, a Sanepar deveria ter condições para contratar até 85% das obras de esgoto sanitário. “Nós fomos além. Não só estamos cumprindo com o compromisso assumido, como atingimos 89%”, destaca o diretor de Investimentos da Sanepar, Heitor Wallace de Mello e Silva. O diretor lembra ainda que é um resultado acima da meta prevista em obras contratadas. “Ganha o município e toda a população de Ponta Grossa neste final de 2008”, ressalta.

O valor dos contratos assinados ultrapassa os R$ 12,3 milhões e somados às obras que estão em andamento, totalizam um montante de R$ 24,5 milhões em investimentos financiados pela Caixa, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e com recursos próprios da Sanepar.

As obras deverão iniciar já em janeiro de 2009, com conclusão prevista para até julho de 2010. Mais de 30 mil moradores serão beneficiados, nos bairros: Jardim Esplanada, Leila Maria, Jardim dos Tropeiros I, Vila dos Ferroviários II, Vila Rica, Colônia Dona Luiza, Colina dos Frades, Jardim San Martin, Tânia Mara, Núcleo Cristo Rei, Jardim Barreto, Jardim Esperança, Parque dos Pinheiros, Vila Vilela I, Vila Ezilda, Ronda, Vila Clock, Santa Mariana, Jardim Eldorado, Vila Cristina, Vila Hilgemberg, Olarias, Uvaranas, São Gabriel, Vila Contin, Jardim Boa Vista, Vila Curitiba, Vila Sabina e Maria Otília.

De acordo com o Gerente de Projetos e Obras, Marco Antonio Cenovicz, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em mais de 17 mil ligações possibilitará que, até 2010, cerca de 250 mil habitantes tenham acesso à rede coletora de esgoto em Ponta Grossa.

EM ANDAMENTO – Os trabalhos de ampliação da rede já estão sendo feitos nos bairros Los Angeles, Ouro Verde, Santa Luiza, Uvaranas, Campus Universitário, São Marcos, David Federmman, Vila Vicentina, Três Rios, Lagoa Dourada, Parque Shangri-lá, Vila Leomar, Sabará, Chácara Neves, Jardim Conceição, Vila dos Ferroviários, Jardim Panorama, Vila Peixoto, Santo Antônio e Vila Nadal. Ao todo, 11.700 pessoas serão beneficiadas até o final de 2009.

Também tiveram início as obras nos bairros Jardim Paraíso, São Francisco, Cinto Verde, Cachoeira, Castanheiras e Vila Néri, com conclusão em 2010. Assim, mais de 11 mil pessoas serão atendidas.

Além da estruturação da rede coletora de esgoto, a Sanepar realiza trabalhos de formação de encanadores e agentes socioambientais, programas de despoluição, abordagens domiciliares para sensibilização ambiental e para adesão ao sistema de esgoto sanitário, bem como reuniões comunitárias nos bairros. Em todo o processo, serão gerados mais de 700 empregos diretos e cerca de 4 mil empregos indiretos.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. oi gostaria de saber quando vai passar rede de esgoto no bairro do shangrila na rua:amantino antunes mendes estamos cansados de esperar em todo bairro tem mais nesta rua ainda nao tem e tambem na plant ado bairro ta o ponto final do onibus nesta rua mais o onibus não vem fica 4 quadras desta rua 31/10/2011

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br