Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2009

SALVANDO OS RIOS DO RS - UM BILHÃO DE REAIS PARA SANEAMENTO BÁSICO

Santa Maria - RS - A governadora Yeda Crusius acompanhada do secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba durante vistoria que marca o reinício das obras da Corsan na estrada São Martinho da Serra, em Santa Maria.

Governo do Estado investirá mais de R$ 1 bilhão em saneamento básico

Para elevar o índice de cobertura de esgotos de 13% para 30% até 2010, o governo do Estado vai investir, pela primeira vez, percentuais iguais de recursos na melhoria e na expansão dos sistemas de água e de esgotamento sanitário.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) programa, para até o final do governo Yeda Crusius, a aplicação de mais de R$ 1 bilhão em obras, com a destinação de metade desse valor para projetos de esgotamento. Dois dos municípios beneficiados - Alvorada e Viamão - terão o sistema expandido de 7% para 50% da população. A verba planejada demonstra a determinação do governo Yeda em manter a universalização do atendimento de água e em elevar o percentual de coleta e tratamento de esgotos.


A prioridade do governo estadual são os municípios dos vales do Sinos e Gravataí - que enfrentam há algum tempo problemas resultantes da poluição dos rios -, para melhorar a qualidade da água.

"O esgoto tratado evita grande parte das doenças, principalmente em crianças", diz o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba. Ele destaca a visão estratégica antecipada da governadora Yeda Crusius, que remodelou o saneamento ao alinhar a Secretaria de Habitação para buscar recursos e construir parcerias com o governo federal e prefeituras.

De acordo com o presidente da Corsan, Mário Freitas, ao longo de sua história, a Companhia sempre investiu 90% dos seus recursos nos sistemas de abastecimento de água, enquanto que, para redes de esgotos, eram remetidos apenas 10%. Freitas cita os exemplos de Sapucaia do Sul e Esteio, que hoje têm somente 5% da população atendida com saneamento básico e que, até o final de 2010, terão 58%. "Cerca de 83% da população gaúcha já contam com tratamento primário de esgoto", observa.

Foram iniciadas em 2008 obras de esgoto nas cidades de Alvorada, Viamão, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. Os recursos para isso são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), de financiamentos do BNDES, da Caixa Econômica Federal e da própria Corsan.

Para 2009, estão previstas obras nos municípios de Carazinho, São Gabriel, Uruguaiana e Venâncio Aires. Com recursos financiados, serão realizados projetos também nas cidades de Capão da Canoa, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Encantado, Osório, Torres e Guaíba.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br