Machado apresenta demandas da América do Sul no V Fórum Mundial da Água
A América do Sul concentra cerca de 28% dos recursos hídricos do mundo
Denise Caputo - 16/03/2009
A abertura da sessão regional das Américas do V Fórum Mundial da Água, em Istambul, será feita amanhã (17/03) pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e pelo diretor nacional de Águas e Saneamento (Dinasa) do Uruguai, José Luis Genta.
Machado vai tratar das principais questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos na América do Sul: questões destacadas durante o Fórum de Águas das Américas, ocorrido em novembro passado em Foz do Iguaçu, com a participação de ministros de Estado, parlamentares, acadêmicos e representantes do setor privado e da sociedade civil organizada de sete países sul-americanos.
Apesar de ter cenários variados em termos de recursos hídricos, biomas, ocupação territorial e desenvolvimento, a América do Sul apresenta uma certa convergência em termos de problemas e desafios. “Aumento da demanda por água em decorrência do crescimento da população urbana; maior deterioração da qualidade da água; impacto das inundações urbanas; estruturas insuficientes, e altos percentuais de perdas nos sistemas de distribuição”, exemplifica Machado.
Em seu discurso, o diretor-presidente da ANA vai apontar também algumas soluções para as demandas levantadas. Confira amanhã o discurso na íntegra.
Fórum Mundial da Água
O evento acontece a cada três anos e tem como objetivos principais: aumentar a importância da água na agenda política, apoiar o aprofundamento de discussões acerca da solução das questões de recursos hídricos no século XXI e formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o tema da água.
A ANA integra uma comitiva de cerca de 150 especialistas brasileiros de vários setores, como instituições públicas, sociedade civil e usuários de água. Além dos diretores José Machado, Benedito Braga e Dalvino Franca, a Agência estará representada pelo superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos, Rodrigo Flecha, e pelos especialistas em recursos hídricos Carlos Motta e Maurício Cordeiro.
Data: 16 de março de 2009
Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br
Paulo Varella é nomeado diretor da ANA
Denise Caputo
O Diário Oficial da União de hoje (16/03) traz a nomeação de Paulo Lopes Varella Neto para ocupar o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) pelos próximos quatro anos.
A posse está prevista para a semana que vem, entre 23 e 27 de março, quando estarão de volta à Agência três diretores que se encontram em Istambul por ocasião do V Fórum Mundial da Água. A vaga estava desocupada desde novembro passado, quando terminou o mandato de Oscar Cordeiro Netto.
A relação de Varella com o setor de recursos hídricos é antiga. Antes de assumir a Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da ANA, o geólogo com pós-graduação em Hidrologia Subterrânea ocupou vários cargos no Rio Grande do Norte, seu estado de origem.
Foi diretor de Recursos Hídricos da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte, diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e secretário de Estado de Recursos Hídricos.
Após ter sido aprovado por unanimidade em sessão de sabatina, o nome de Varella passou pelo Plenário do Senado Federal no início de março.
Diretoria Colegiada
A Diretoria Colegiada da ANA é composta por cinco membros: um diretor-presidente e quatro diretores, todos nomeados pelo Presidente da República, com mandatos não coincidentes de quatro anos.
O Diretor Paulo Lopes Varella NetoO indicado é geólogo, com pós-graduação em Hidrologia Subterrânea pela Universidade Politécnica de Barcelona (Espanha). Atualmente, exerce os cargos de coordenador da Unidade de Gestão do Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Proágua Nacional) e superintendente de Implementação de Programas e Projetos, ambos no âmbito da ANA, sob a presidência de José Machado.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br