Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2009

SEMINÁRIO DA FIRJAN (RJ) EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA


FIRJAN promove seminário sobre gestão da água na indústria

Cecy Oliveira - Revista Aguaonline

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Sistema FIRJAN realiza, no dia 20 de março, o Seminário Gestão da Água na Indústria.

O primeiro bloco será dedicado à apresentação da gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. A palestrante convidada é Rosa Formiga, diretora de Gestão de Águas do Instituto Estadual do Ambiente. O Inea é o novo órgão ambiental estadual, instalado em janeiro a partir da fusão da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Segundo a Pesquisa Gestão Ambiental 2008 realizada pela FIRJAN, 22,1% das empresas fluminenses que geram efluentes líquidos desenvolvem ações de reúso da água em seus processos.

Alinhado a essa tendência, o segundo bloco do Seminário trará cases de sucesso de reúso e conservação da água na indústria, com apresentações da Bayer, da Saint Gobain e da Petrobras.

O evento acontece na Sede da FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h às 12h. Aqueles que preferirem poderão assistir à transmissão do evento, ao vivo e com interatividade, por meio da TV FIRJAN Empresarial, em uma das Unidades SESI/SENAI-RJ em mais 18 municípios do estado e sete bairros da capital.

Fatos sobre a água

* No mundo em desenvolvimento, 70% dos resíduos industriais são despejados sem tratamento e poluem as reservas de água. De 300 a 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, lixo tóxico e outros resíduos são despejados todo ano pelas indústrias.

* Para produzir um quilograma de carne, são necessários algo entre 5.000 e 20.000 litros de água. A quantia total de recursos hídricos usados para produzir um alimento é denominada de “água virtual”. Produzir 1kg de carne requer a mesma quantidade de água usada por uma família de tamanho médio por 10 meses (50 litros/pessoa/dia).

* 50% das zonas úmidas do mundo (como pântanos) desapareceram desde 1900.

* Aproximadamente 70% de toda água doce disponível é usada para irrigação.

* Estima-se que as nações da OCDE precisem investir pelo menos US$ 200 bilhões por ano para substituir sua antiquada infraestrutura de água e garantir o suprimento, reduzir taxas de vazamento e proteger a qualidade da água.

* Até 2075, o número de pessoas que viverão em regiões com falta crônica de água é estimado em 3 a 7 bilhões.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Water Partners International(WPI), Stockholm International Water Institute (SIWI).



Protesto contra sacolas plásticas
No “Dia Mundial da Água”, no próximo dia 22, a ONG Defensoria Social promove uma manifestação contra o uso de sacolas de plástico convencional em frente a duas grandes redes de supermercado em São Paulo, a partir das 13h.

O ato público, que será realizado em outras quatro cidades no país, também marca o lançamento da campanha No Plastic Pollution Day, que pretende despertar na sociedade uma reflexão em torno do efeito nocivo dos plásticos descartados de forma incorreta no meio ambiente, destacando que existem soluções como sacolas de pano, retornáveise outras. A expectativa é reunir 100 manifestantes em frente ao supermercado.
(Fonte: Revista Aguaonline edição N° 427)

Matérias publicadas com autorização de: 2004© Águaonline copyright. Todos os direitos reservados. Editora: Jornalista Cecy Oliveira

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br