Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de março de 2009

VAMOS COMBATER A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, AO INVÉS DAS DOENÇAS QUE ELA CAUSA?


Hortelã pode combater doenças causadas por falta de saneamento

Agência Brasil 09/03/2009

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) descobriram que a hortelã pode ajudar no tratamento de doenças relacionadas à falta de saneamento. De acordo com o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB, Jean Kleber Matos, a hortelã tem um princípio ativo chamado óxido de piperitenona que mata amebas e giardias, os germes responsáveis por sintomas como dor de barriga, febre, vômito e diarréia, entre outros.

De acordo com o professor, existem em farmácias remédios com o princípio ativo da hortelã, mas as pessoas podem usar a folha fresca para se proteger das doenças cusadas por esses germes

A dose diária da planta, de modo geral, deve ser de 8 gramas. Uma medida bem prática para saber a dose adequada ao consumo é a quantidade de erva que se consegue esconder na mão fechada. Essa é a dose para um copo de 300 mililitros (ml) ou uma xícara de chá, mas não se pode passar de três xícaras por dia”, explicou.

Jean Kleber Matos disse que não se deve exagerar porque a hortelã também pode causar queda de pressão arterial. Quem tem pressão normal, não pode exagerar na dose, acrescentou.

Uma das maneiras de evitar a contaminação por esses germes é limpar bem os alimentos, principalmente folhas, não comer alimentos mal cozidos ou crus.

(Fonte: Agência Brasil)

E SABER QUE PERDEMOS ATÉ PARA O PARAGUAI E MÉXICO NO QUESITO "SANEAMENTO BÁSICO"...

ESTÃO DE PARABÉNS OS NOSSOS PESQUISADORES DA UnB AO DESCOBRIR QUE A HORTELÃ PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RELACIONADAS À FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO.

FAZEMOS APELO PARA QUE OS OS DOUTORES, OS PÓS GRADUADOS E OS PÓS DOUTORADOS DA NOSSA PRINCIPAL UNIVERSIDADE DA CAPITAL FEDERAL FAÇAM EMPENHO JUNTO ÀS NOSSAS AUTORIDADES, MINISTROS, PARLAMENTARES (DA CÂMARA E SENADO
FEDERAL) PARA QUE SE ESFORCEM MAIS EM RESOLVER O GRAVE PROBLEMA BRASILEIRO, DE SÉCULOS E MAIS SÉCULOS JOGANDO ESGOTOS SEM TRATAMENTO NOS CURSOS D' ÁGUA, COMO SE ISSO FOSSE A COISA MAIS COMUM DO MUNDO.

QUEM SABE, PARTINDO O APELO DE NOSSAS MENTES BRILHANTES E PRIVILEGIADAS DA UnB, NOSSAS AUTORIDADES SE CONSCIENTIZEM QUE JÁ É CHEGADA A HORA DE INVESTIR MAIS EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL.

JÁ ESTÁ NA HORA DE DEIXARMOS DE LADO A TERRÍVEL TESE DE NOSSOS POLÍTICOS DE QUE: - "ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS E CANOS ENTERRADOS NÃO DÃO VOTOS E QUE NINGUÉM VÊ ESSAS OBRAS..."

JÁ ESTÁ NA HORA DE INVESTIRMOS SÉRIO EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E ASSIM GARANTIR A QUALIDADE DE ÁGUA DE NOSSOS MARES, RIOS, RIBEIRÕES, CÓRREGOS E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, QUE CONTINUAMENTE SÃO POLUÍDOS E CONTAMINADOS POR ESGOTOS SEM TRATAMENTO, JOGADOS PELAS CONCESSIONÁRIAS DESSES SERVIÇOS, QUE COBRAM UMA "NOTA PRETA" DOS CONTRIBUINTES, APENAS PARA AFASTÁ-LOS DE SUAS RESIDÊNCIAS, SEM SE PREOCUPAR COM O SEU TRATAMENTO.

SÃO MUITO POUCOS OS RESPONSÁVEIS (MINISTÉRIO PÚBLICO, SECRETARIAS AMBIENTAIS, MINISTÉRIOS, PODERES EXECUTIVOS) QUE CONDENAM E PUNEM ESSA PRÁTICA COMUM EM NOSSAS COMUNIDADES.

NO PRÓPRIO SITE DO SENADO ENCONTRAMOS: "Os números oficiais ainda revelam que o Brasil tem muito a avançar em saneamento básico. A taxa média de coleta de esgotos do país é de 70%, e deste apenas 25% são tratados. O índice é inferior ao do PARAGUAI e do MÉXICO, com 80% de cobertura. No país, a escassez de água própria para o consumo associada à falta de coleta e tratamento de esgotos ainda é responsável por aproximandamente 70% das internacões hospitalares" (senado.gov.br)

APELAMOS ÀS NOSSAS UNIVERSIDADES PARA QUE SE EMPENHEM MAIS EM COMBATER A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E NA RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NOSSOS RIOS.

Prof. Jarmuth Andrade - Equipe ISOSRiosBr



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br