Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de março de 2009

VAMOS SALVAR O RIO CACHOEIRA EM JOINVILLE (SC)?

Rio Cachoeira - Joinville (SC) - foto IVC

O rio da morte

18/3/2009

Agonizante, o Cachoeira ainda é vítima de agressões ambientais. Poucos seres conseguem sobreviver nas suas águas. A comemoração dos 158 anos de Joinville foi de luto, no rio mais maltratado da região


No dia 9 de março, a boneca deslizava o Cachoeira acompanhando o fluxo da maré. A visão macabra assustou alguns transeuntes

Remar no Cachoeira no centro de Joinville é um convite a encontros macabros. Para comemorar o aniversário de 158 anos nossa reportagem navegou entre o Cais CondeD’Eu e a ponte da Rua Itaiópolis. O conflito entre a vida e a morte são chocantes. Peixes e piabas mortos denunciavam um possível grave crime ambiental. Difícil afirmar que os animais morreram por falta de oxigênio, já que as chuvas da semana trocaram as águas fétidas e visivelmente poluídas por um rio mais limpo e oxigenado.

O prefeito Carlito Merss acredita que a poluição doméstica é a maior responsável pela agressão ambiental ao Cachoeira e afluentes. Pode estar certo o prefeito, mas cheiros de solventes orgânicos eram muito fortes nas águas centrais do rio às vésperas dos 158 anos da cidade. Em reunião com a diretoria do Instituto de Preservação e Recuperação da Biodiversidade de Joinville e Região – Viva o Cachoeira – IVC, Merss confirmou o compromisso assumido com os ambientalistas quando em campanha: “Faremos de tudo para que até o fim do meu mandato, em 2012, 70% do esgoto de Joinville seja coletado e tratado. Para isso, também estamos buscando recursos do PAC do Governo Federal”.

O IVC é uma entidade ambientalista formada por voluntários que trabalham para a recuperação dos rios de Joinville e região, principalmente o Cachoeira. Interessados no engajamento da causa podem se associar pela internet no sítio www.institutocachoeira.org.br.


O enorme lagarto que vivia ás margens e nadava no rio próximo a prefeitura
pode ter sido vítima da mesma agressão ambiental quematou centenas
de peixes às vésperas da festa de aniversário da cidade.


Fonte: Jornal O Vizinho Online.

RIO AGONIZA POR MAIS DE UM SÉCULO - SAIBA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br