Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2009

AS POLÊMICAS BARRAGENS NA BACIA DO RIO SINOS - EM DEBATE NO COMITESINOS DIA 09/07


Discussão sobre projetos de barragens
na Bacia do Sinos será destaque em reunião do

Comitesinos em Novo Hamburgo

Os estudos para a construção de barragens na Bacia do Rio dos Sinos será o destaque da 4ª Reunião Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), que vai ocorrer quinta-feira, no Auditório do Prédio Azul, no Campus II da Feevale (RS-239, nº 2755), em Novo Hamburgo.

O encontro, que começa às 14 horas, terá a presença de representantes da empresa Magna Engenharia Ltda, que elaborou o projeto básico para 15 alternativas de barragens na região. Alguns prefeitos da região já confirmaram presença por conta do tema.


As opções abrangem os Rios dos Sinos, da Ilha e Rolante, além dos Arroios Caraá e da Areia, entre os municípios de Taquara e Santo Antônio da Patrulha. Pelas avaliações iniciais, os estudos prevêem lagos que vão de 2,9 a 45 quilômetros quadrados de áreas alagadas.


A idéia do Comitesinos é trazer a discussão para dentro de sua plenária ainda na fase embrionária, para avaliar com a comunidade as vantagens e as conseqüências de cada uma das barragens projetadas. Por isso manteve uma reunião com técnicos da Magna Engenharia no último dia 18 de junho. Na ocasião, os representantes da empresa repassaram ao Comitê de Bacia uma cópia dos estudos preliminares das barragens.

OPÇÕES


O projeto de barramento é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Siuma), do governo do Estado. A ordem de serviço para os estudos foi assinada em 20 de janeiro. A iniciativa prevê a construção de quatro barragens e o Estado encomendou avaliação de sete possíveis locais para os empreendimentos. Em seus estudos, a Magna ofereceu outras oito alternativas de pontos para barragens. A justificativa é a busca de alternativas para garantir vazão do Rio dos Sinos, aumentando oferta de água em épocas de estiagem.

OUTROS ASSUNTOS


A programação da 4ª Reunião Ordinária do Comitesinos terá ainda a apresentação do Projeto de Esgotamento Sanitário, da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Além de apresentações por parte da Feevale, que vai mostrar resultados de estudos das condições do Arroio Pampa (que corta a zona urbana de Novo Hamburgo) e de avaliação para implementação da Estação de Tratamento de Esgoto no Campus II. A Feevale também fará a apresentação do seu Mestrado em Qualidade Ambiental.

Outras informações:

Sílvio Klein – (51) 8206-5296
Presidente do Comitesinos

Castor Becker Júnior
Asses imprensa – reg, prof. 8862 DRT/RS
(51) 9809-2540

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: http://www.comitesinos.com.br/


Barragens são nova polêmica na já problemática bacia do Sinos

Carlos Matsubara - Ambiente JÁ/ONG CEA


Tida como uma das mais problemáticas do Estado, a Bacia do Rio dos Sinos engloba 32 municípios. Hoje, está proibido o licenciamento para qualquer nova atividade em decorrência da grande mortandade de peixes verificada em 2006. No início de outubro daquele ano, ocorreu no rio dos Sinos um crime ambiental de grandes proporções para o ecossistema, que causou a morte de no mínimo um milhão de peixes, em plena época de desova e reprodução. Este crime foi considerado pelos ecologistas como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul.


E é nessa bacia que a secretaria pretende construir quatro barragens. Para isso, já corre nos bastidores a derrubada dessa proibição. Segundo Porto, no entanto, as barragens não comprometerão a bacia. “Os locais escolhidos ficam em zonas baixas, portanto sequer afetarão vegetação de Mata Atlântica”, exemplifica o diretor. As barragens poderão ser levantadas nos rios Caraá, Sinos, Rio da Áraricá e Rolante. LEIA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br