Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de julho de 2009

BRAGANÇA PAULISTA (SP) TERÁ ESGOTOS COLETADOS E TRATADOS ATÉ 2011


Bragança Paulista inicia obras para melhorar saneamento

10/07/2009 - Notícias Sabesp

Durante a solenidade que marcou o início das obras do interceptor Lavapés e das interligações dos coletores-tronco em Bragança Paulista na terça-feira, dia 7 de julho, o vice-governador Alberto Goldman reafirmou o compromisso do governo do Estado de coletar e tratar os esgotos do município até 2011. O prefeito do município, João Afonso Solis, conhecido como Jang, ressaltou que a promessa do governador José Serra, de lançar as obras ainda este ano, foi cumprida.

Além de Goldman, acompanharam o lançamento das obras a secretária de saneamento e energia, Dilma Pena, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o diretor da Metropolitana, Paulo Massato, e o superintendente da Unidade Norte da Sabesp, José Júlio. A secretária Dilma Pena citou a importância do tratamento dos esgotos para a despoluição dos rios, o que também foi lembrado por Goldman ao explicar que as obras ajudam na preservação dos mananciais.

Quando finalizado, o empreendimento possibilitará a eliminação dos lançamentos de esgoto existentes ao longo do Ribeirão Lavapés. As obras fazem parte do sistema de esgotamento sanitário de Bragança Paulista, composto ainda por duas estações de tratamento de esgoto - a São Miguel e a Mãe dos Homens – uma estação elevatória, linhas de recalque e do coletor-tronco Águas Claras. A previsão é de que as obras, orçadas em 14,292 milhões, estejam prontas em novembro de 2011, beneficiando 145 mil habitantes.

O presidente Gesner Oliveira conversou com os jornalistas presentes ao evento e explicou que a ETE Mãe dos Homens vai garantir o tratamento de 85% dos esgotos da cidade. Entretanto, a obra da São Miguel ainda depende de liberação da Cetesb, que pediu adequações no projeto original. De acordo com Gesner, a Sabesp realizará a obra atendendo a todos os parâmetros técnicos-ambientais.

Alternativas

Segundo o superintendente da Unidade Norte da Sabesp, José Julio, em 30 dias deve estar concluído o estudo da Sabesp para a ETE São Miguel, que aponta para uma nova possibilidade, além da que está sendo analisada pela Cetesb. “Também pensamos na construção de uma estação elevatória e linha de recalque para levar o esgoto que iria para a São Miguel até a ETE Mãe dos Homens”, afirmou.

De acordo com José Júlio, é importante deixar claro que qualquer das duas alternativas não atrasará o cronograma de entrega das obras. “A ideia é chegar em dezembro de 2011 com toda a rede instalada, pronta para levar os esgotos à ETE”, salientou.

Com a operação do sistema, Bragança Paulista será mais um município “300%” atendido pela Sabesp: 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e 100% de tratamento de esgotos, somando às demais cidades operadas pela companhia que vão garantir a universalização do saneamento até 2018.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Lava-rápido em Bragança Paulista que se chama Santa Isabel no centro em que o sistema de esgoto é precário,escoando assim óleo diesel e produtos altamente tóxicos usados na lavagem dos automóveis e prejudiciais à natureza diretamente no esgoto além da água usada que é de poço e sem tratamento adequado e que não é paga.
    Como não encontro local para fazer denúncias,se for o caso,enviem para o orgão responsável para possível verificação.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Veja na coluna da direita:
    DENÚNCIAS AMBIENTAIS - Faça a sua parte: DENUNCIE (onde tem um cara tocando bumbo)

    Envie a sua denúncia para a CETESB que certamente tomará providências urgentes.
    Se sua cidade tiver promotor público, pode também procurá-lo, ele é o CURADOR LOCAL DO MEIO AMBIENTE!

    PARABÉNS! ESSES CARAS QUEREM GANHAR MUITO DINHEIRO, DE QUALQUER FORMA, NÃO IMPORTANDO O MAL QUE CAUSEM AO MEIO AMBIENTE.

    CADA UM FAZENDO UM POUCO, CONSEGUIREMOS MUITO! ***"ÁGUA - QUEM USA, CUIDA" !!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br