Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de julho de 2009

COMITESINOS CONTESTA INICIATIVA DE CONTRUÇÃO DAS BARRAGENS NA BACIA

Ponte sobre o Rio dos Sinos (RS), onde estão estudando construção de barragens


BARRAGENS NA BACIA DO RIO DOS SINOS - ESCLARECIMENTOS

Os contratos para elaboração da análise ambiental estratégica e dos projetos básicos para as barragens foram assinados pela Siuma no final de 2008 e os trabalhos começaram no início deste ano. Sem que tivessem sido submetidos à apreciação do Comitê da Bacia do Sinos.



NOTA DO COMITESINOS -10/07/2009

"MANCHETE EQUIVOCADA"

Ilustríssimos Prefeitos dos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos,
Senhores Representantes das Entidades Membro do COMITESINOS,
E comunidade interessada

Tendo em vista a reportagem publicada hoje, nos jornais NH e VS, do Grupo Editorial Sinos, sobre a 4ª Reunião Ordinária do Comitesinos, ocorrida ontem, na Feevale, achamos por bem esclarecer o seguinte:

- Embora as informações no texto da matéria não tenha incorreções sobre a cobertura da plenária, estão errados a manchete e o título da reportagem, que afirmam que o projeto da construção de barragens na Bacia do Sinos são iniciativa do Comitesinos. Como é de conhecimento dos membros do Comitê, o projeto de construção de barragens na Bacia do Sinos é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Siuma), do governo do Estado.

- Os contratos para elaboração da análise ambiental estratégica e dos projetos básicos para as barragens foram assinados pela Siuma no final de 2008 e os trabalhos começaram no início deste ano. Sem que tivessem sido submetidos à apreciação do Comitê da Bacia do Sinos.

- Agora, é justamente o Comitesinos que está trazendo a discussão para dentro de sua plenária, por entender que se trata do fórum adequado para debater o tema. E, dessa forma, fazer a comunidade conhecer a abrangência do projeto e as possíveis conseqüências para a população dos municípios atingidos pelas barragens, bem como as vantagens e desvantagens para a população de toda a região.

- Como era esperado, a discussão em torno do projeto de construção de barragens na Bacia do Sinos foi o ponto alto da plenária ocorrida ontem na Feevale. Deixando claro que o Comitesinos acertou em trazer o tema imediatamente para o debate.

- Também ficou claro que o assunto está longe de se esgotar, já que os projetos do Estado não são definitivos e muitas variáveis ainda devem ser postas pela comunidade à mesa de debates. Isso considerando também que a região está em pleno processo de elaboração de seu Plano de Bacia, que pode indicar outros caminhos de empreendimentos para manutenção e/ou melhoria na oferta de qualidade e quantidade de água para a população da Bacia.

- Estes pontos que vem sendo acompanhados e divulgados pela assessoria de imprensa do Comitesinos, como pode ser constatado nas notícias em nosso site (www.comitesinos.com.br). O mesmo material também é repassado para as empresas jornalísticas, que, aliás, têm dado espaço importante para o que ocorre na Bacia do Sinos. O próprio Grupo Sinos tem sido um parceiro importante deste Comitê e da comunidade da região, principalmente quando o tema é a preservação de nossas águas. O que, com certeza, não deve mudar, já que esse comprometimento é reconhecidamente parte da filosofia do Grupo Sinos. O erro de informação nos títulos da edição de hoje dos jornais da empresa foi apontado pelo Comitesinos e admitido pelo Grupo, que se propôs a repercutir o tema, corrigindo a falha.

São Leopoldo, 10 de julho de 2009.

Castor Becker Júnior
Asses imprensa – reg, prof. 8862 DRT/RS
(51) 9809-2540
COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: www.comitesinos.com.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br