Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de julho de 2009

ESTAÇÃO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO SERÁ REALIDADE EM STO ANDRÉ (SP)

Paço Municipal de Santo André - ABC - São Paulo



Sto. André terá sua própria água de reuso

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC - 02/07/2009

Santo André é a única cidade da região a caminho de ter uma estação própria de tratamento de reúso de água no braço do Rio Grande da Represa Billings.

Sem prazo certo para início das obras do local, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estima que a estação em pleno funcionamento produzirá 90 mil m³ de água. Hoje, a cidade compra mensalmente 780 m³ da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com o custo de R$ 380.

A água comprada hoje pelo Semasa é utilizada na lavagem de vias públicas, desobstrução de redes de água e esgoto, lavagem de pátios e na rega de áreas verdes.

Com a implantação da Estação de Tratamento e Reúso, a água será também aproveitada para regar áreas de reflorestamento do Rodoanel.
O Semasa pretende comercializar a água de reúso excedente em parceria com as indústrias do município.

As outras cidades da região informaram não possuírem estações próprias e que não há projetos de implementação desse tipo de estação.

OBRA

Para a construção da estação de tratamento está previsto investimento de R$ 18 milhões, sendo que 70% dos recursos virão da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e o restante será contrapartida do município.

Após um ano de acompanhamento do projeto e comprovada a eficiência operacional da estação, o Estado devolverá o investimento feito pela cidade.

Em Santo André, o ABC Plaza Shopping possui uma estação própria de reúso e tratamento de água.

REAPROVEITAMENTO

O Semasa pretende atuar nas escolas, numa vertente do projeto estadual Reágua, que visa a conscientização para a economia e uso racional da água.

Cerca de 80 instituições de ensino terão os hidrômetros trocados, colocação de sanitários de baixo consumo e restritores de vazão (para diminuir pressão na tubulação) e torneiras com temporizador.

Antes das modificações, será avaliado o consumo de água de cada unidade de ensino. Fonte: Diário do Grande ABC


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br