Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de julho de 2009

PERNAMBUCO ESTÁ ELABORANDO PROJETOS DE SANEAMENTO BÁSICO EM 51 CIDADES, ATÉ 50 MIL HABITANTES

Governo e Funasa elaboram projeto de saneamento para 430 mil habitantes do Cariri e Sertão

Investimentos para o Cariri e Sertão (PE)

09 de Julho de 2009

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão em fase de elaboração de uma série de projetos de saneamento básico em 51 cidades com menos de 50 mil habitantes. Todas as cidades já foram selecionadas, conforme critério da própria Funasa.

Ao todo são 79 projetos, sendo 51 de esgotamento sanitário e 28 de abastecimento de água. Os projetos beneficiarão cidades da região do Cariri e do Sertão, atingindo cerca de 430 mil habitantes.

A previsão é de que a partir de novembro o Governo comece a emitir ordens de serviço para a execução dessas obras. O custo total está estimado em aproximadamente R$ 400 milhões, com contrapartida de 10%.

“Os recursos provém do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), ou o que se convencionou chamar, em nível nacional, esse mega-projeto de abastecimento de d’água, de “paquinho”, comemora o secretário Ademir Alves de Melo.

A ordem prioritária de licitação dos projetos para execução das obras levará em consideração as carências mais relevantes apresentadas por cada município. O que se espera é que a execução do projeto seja feita em bloco de municípios.

A Seplag é o órgão convenente, junto a Funasa, ficando, no entanto, a parte operacional dos projetos sob a responsabilidade da Cagepa. “Ressalta-se que a gestão dos sistemas de abastecimento d’água, que serão projetados, ficarão a cargo do Governo do estado através da Cagepa”, avisa Melo.

As cidades beneficiadas são: Piancó, Pombal, Santa Luzia, São Bento, Sumé, Cabaceiras, Aguiar, Aparecida, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Camalaú, Carrapateira, Congo, Coremas, Coxixola, Gurjão, Livramento, Marizópolis, Monte Horebe, Monteiro, Nazarezinho, Parari, Paulista, Poço José de Moura, Riacho dos Cavalos, Santa Helena, Santo André, São Bentinho, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Espiranhas, São José de Piranhas, São José do Brejo da Cruz, São José do Sabugi, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Várzea e Vista Serrana.

Vitrine do Cariri
Paulo Dantas, da Seplag

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br