Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de julho de 2009

VIII REUNIÃO DE COMITÊS NACIONAIS E PONTOS FOCAIS DO PHI DA UNESCO

O modelo hidrológico MGB-IPH é um modelo distribuído desenvolvido para aplicações em grandes bacias, isto é, com áreas superiores a, aproximadamente, 10.000 km2. Foi desenvolvido no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao longo dos últimos 10 anos.

Especialistas da UNESCO debatem no Paraguai situação regional da água

Asuncion, Paraguai, Walberto Caballero, especial para Águaonline.

Mas de 60 autoridades de água de todas as Américas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) debatem no Paraguai sobre a situação dos recursos hídricos. O encontro faz parte da VIII Reunião de Comitês Nacionais e Pontos Focais do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco para a América Latina e o Caribe.

O encontro se realiza no Hotel Excelsior, e se estenderá até sábado próximo com a realização de diálogos técnicos de representantes oficiais de cada país, além de conferências e oficinas.

O evento é organizado pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO para América Latina e Caribe, com o apoio local da Secretaria Nacional de Meio Ambiente (Seam), do Comitê Nacional PHI do Paraguai (Conaphi-PY) e ltaipu Binacional.

“O governo Paraguaio considera como eixo fundamental para o desenvolvimento nacional o tema ambiental. Para a Seam, para impulsionar o progresso é preciso respeitar os princípios de sustentabilidade que preconiza a nova Política Ambiental Nacional (PAN)”, disse o ministro de Meio Ambiente Paraguaio, arquiteto Oscar Rivas, durante a cerimônia de abertura do conclave.

Agregou o secretário nacional que o tema água é chave para o Paraguai, razão porque espera ansioso o resultado desta reunião, principalmente em relação às recomendações e acordos para ações presentes e futuras no setor.

O Subsecretario do PHI da Unesco de Paris, Alberto Tejada, apresentou um panorama global da tarefa da entidade no setor dos recursos hídricos. Instou os representantes dos países a realizar uma tarefa construtiva a favor das gerações atuais e futuras.

Antecipou que a Unesco esta trabalhando na aplicabilidade da “Lei de aquíferos transfronteiriços” que está sendo elaborada pelas Nações Unidas para todos os países associados.
Também se referiu às cátedras Unesco de formação profissional em pós-graduação, financiadas pelo organismo para que os países tenham especialistas no setor.

A hidróloga Regional da Unesco para América Latina, Maria Concepción Donoso, ressaltou a importância e os resultados deste tipo de encontros. Explicou que o organismo trabalha em três eixos bem definidos: Cultura, Educação e Ciência. Neste último setor se encontra a Divisão de Ciência da Água, donde está o PHI, cuja reunião se celebra em Assunção.

“Estamos escutando de cada país suas ações sobre a gestão integrada dos recursos hídricos. Logo trabalharemos na elaboração de planos de ações estratégicas, a partir das experiências recolhidas”, disse Donoso, que coordena a sede regional da Unesco em Montevidéu, Uruguai. Fonte: Revista Digital da Água - ÁGUA ONLINE 440 - Jornalista Cecy Oliveira

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br