Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de janeiro de 2011

CONFIRMADA A ÁGUA NA LUA, QUE PODE TER VINDO DE COMETAS

Cerca de 90 litros de água sob forma de gelo congelado há bilhões de anos estavam escondidos em cratera lunar.

A descoberta foi feita graças a missão Lcross, iniciais de Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, que bombardeou a Lua no dia 9 de outubro.


Água lunar pode ter vindo de cometas, dizem cientistas


A água na lua veio, em grande parte, de cometas que bombardearam a superfície lunar em sua infância, destacou um estudo publicado na revista Nature Geoscience.
Por décadas, pensou-se que a Lua fosse tão seca quanto sem atmosferae sem vida.
Esta suposição, no entanto, foi revista depois de descobertas da Nasa, no ano passado, de vestígios significativos de água congelada em uma cratera permanentemente sombreada.
Uma equipe de astrofísicos, liderados por James Greenwood, da Universidade de Wesleyan, em Connecticut, analisou amostras de rochas coletadas durante as expedições Apollo, procurando em particular por variações em isótopos de hidrogênio em um mineral hidrófilo denominado apatita.
Segundo eles, a assinatura aponta para três fontes potenciais: do revestimento subsuperficial da Lua, de prótons trazidos pelo “vento solar” de partículas emitidas pelo sol e pelos cometas.
As medições do isótopo na apatite foram similares àquelas encontradas anteriormente em três cometas bem conhecidos: Hale-Bopp, Hyakutake e Halley.
Os cometas têm sido descritos como reservatórios congelados de água na órbita do sol, pois contêm grandes quantidades de gelo em suas cabeças.
Sob uma teoria de “impacto gigante”, que data dos anos 1970, a Lua se formou com parte da Terra, depois que o nosso planeta colidiu com uma rocha espacial ou outro planeta cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.
A equipe de Greenwood sugere que “a entrega significativa” de água dos cometas se deu após a formação da lua.
Os cometas também forneceram à Terra parte de sua abundante reserva de água, bem como elementos químicos chave para dar início à vida, segundo algumas hipóteses. (Fonte: Yahoo!)
VEJAM MAIS
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br