Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de janeiro de 2011

GOVERNO FEDERAL QUER CRIAR "GRANDE PROGRAMA DE PREVISÃO DE CATÁSTROFES NATURAIS"

Ministro quer criar programa contra desastres naturais

Ideia é fazer previsão meteorológica que tenha maior capacidade de se antecipar aos fenômenos e ajudar na prevenção

11 de janeiro de 2011

Afra Balazina - O Estado de S.Paulo
O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quer desenvolver no ministério um "grande programa de previsão de catástrofes naturais".
Segundo ele, mais de 60% dos desastres naturais do País hoje são enchentes e desmoronamentos de encostas. "Nós estimamos aproximadamente 500 áreas de risco e mais ou menos 5 milhões de pessoas expostas", afirmou Mercadante ontem. Ele visitava o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
O ministro avalia que a aquisição de um supercomputador para o Inpe, que já está em funcionamento, será fundamental para o programa. "O georreferenciamento de áreas de risco e uma previsão meteorológica que tenha maior capacidade de se antecipar aos fenômenos vai permitir que a gente tenha, com a Defesa Civil e com o apoio das Forças Armadas, condições de prevenir desastres naturais."
Ele lembrou das enchentes que atingiram duramente Santa Catarina e o Rio de Janeiro no ano passado e que atingem Minas Gerais neste ano. "Precisamos nos preparar para esse cenário", afirma.
Medidas fiscais. Mercadante também defendeu que produtos que contribuam para o ambiente ou reduzam as emissões de gases-estufa recebam incentivos fiscais no País.
Como exemplo, ele citou um plástico feito com matéria-prima do etanol, criado pela Brasken. "O custo desse plástico ainda é mais elevado que o comum e hoje não existe nenhuma medida fiscal que estimule a produção desse produto", explicou o ministro. Segundo ele, esse incentivo ajudaria também a reduzir o déficit comercial do País com a importação de nafta.
PARA LEMBRAR
Desde 2007 que se fala na compra de um supercomputador para o Inpe para melhorar a previsão do tempo e monitorar as mudanças climáticas no País. O equipamento, inaugurado no dia 28 de dezembro, está agora em funcionamento e é capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. O supercomputador foi batizado de Tupã e está instalado em Cachoeira Paulista. Fonte: Estadão/MANCHETES SOCIOAMBIENTAIS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br