Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de janeiro de 2011

SOS BAÍA DE PARANAGUÁ/PR: PEIXES MORTOS POR CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA OU DESCARTE DE PESCADO?

peixes mortos na Baía de Paranaguá - Foto Jornale Curitiba


Peixes mortos no paraná podem ter sido jogados de barco, 

diz Defesa Civil


Agência Brasil



CURITIBA – O chefe da Defesa Civil de Paranaguá, no Paraná, capitão Edson Ávila, disse nesta terça-feira que considera praticamente encerrado o caso da grande quantidade de peixes mortos encontrados entre o fim de dezembro e o início de janeiro na Baía de Paranaguá, no litoral paranaense. A partir de agora, as investigações sobre as causas da morte de peixes na Baía de Paranaguá concentram-se na hipótese de descarte do pescado por um navio pesqueiro.
Outra hipótese, a de contaminação da água por produtos químicos, ainda está sendo analisada, mas a possibilidade é remota, conforme nota divulgada por órgãos ambientais que cuidam do caso. Já foram descartadas duas hipóteses: ocorrência de doença e intoxicação por microalgas.
- Os indícios de que os peixes tenham sido jogados no mar são muito grandes - disse Ávila, que integra a força-tarefa que investiga as causas do acidente. A força é formada por representantes do Instituto Ambiental do Paraná, da Polícia Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná.
- Quando acontece um acidente dessa natureza, morrem todos os tipos de peixe, e aqui foram encontradas basicamente sardinhas-xingó, que não têm interesse comercial por causa do tamanho - explicou Ávila, em entrevista à Agência Brasil.
Segundo o capitão, a situação está sob controle. Ele informou que a Polícia Ambiental está fazendo um levantamento das embarcações que navegaram pela baía naquele período e que o total de peixes mortos é bem menor do que o divulgado.
- Não ultrapassa 5 toneladas. E estamos investigando a informação de que pescadores da Ilha de Amparo teriam enterrado por lá 15 toneladas. Isso daria um total de 20, e não 100 toneladas, como chegou a ser divulgado.
O consumo e a comercialização de peixes estão normais e, de acordo com a prefeitura de Paranaguá, os pescadores já retornaram ao trabalho. A prefeitura informou também que pescadores de oito localidades marítimas do município cadastraram-se e estão recebendo cestas básicas como auxílio para os dias em que ficaram sem trabalhar. Fonte: EXTRA GLOBO.COM/AGENCIA BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br