Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de janeiro de 2011

SOS RIO SÃO BENEDITO (MORROS - MA) "ESSA GENTE REALMENTE CURTE E VALORIZA O SEU RIO"






Abraço ao rio em Mato Grosso
UM BELO EXEMPLO DE AMOR AO SEU RIO
Morros: Comunidade de Mato Grosso "abraça" seu rio durante Seminário de Sensibilização Ambiental.



Escrito por Amavida   
Sex, 17 de Dezembro de 2010 



No sábado dia 4 de dezembro, 80 moradores da comunidade de Mato Grosso, no município de Morros (MA), participaram do I Seminário de Sensibilização Ambiental promovido pela Associação de Moradores do Mato Grosso, com apoio - dentre outras instituições e personalidade - da Amavida, representada pelos ambientalistas (e conselheiros) João Batista (Jonero) e Clarissa Lobato.

Uma das principais atividades do Seminário (cujo relatório completo esta no leia mais), foi a realização de um "abraço" simbólico ao rio da comunidade, com a presença de 60 novos, adultos e velhos moradores da localidade, que expressaram com grande sensibilidade seu amor pelo rio e pediram respeito ao meio ambiente ameaçado por atividades turísticas predatórias.

Com a ausência da Promotoria de Justiça da Comarca de Icatu, Delegacia de Polícia de Morros e do Comando do Destacamento da Polícia Militar de Morros. A mesa foi composta, com a presença do Senhor Lobato, Secretário de Meio Ambiente de Morros, do Senhor Jão Batista Santos Gomes Junior, represtante da Associação Maranhense Para a Coservação da Natureza - AMAVIDA e da Associação Cultural fabula e Senhor Roberval Sousa Costa, representante da Associação de Moradores de Mato Grosso. 

 O Senhor Roberval Sousa Costa explicou as motivações da realização do seminário: discutir, sensibilizar, mobilizar a comunidade em defesa da conservação do Riacho São Benedito e lmentou a ausência dos convidados ilustres e entregou o microfone para o Lobato. 

 O Senhor Lobato fez uso de um data show, onde exibiu textos da constituição nacional, explicou os direitos constitucionais de todos os cidadãos e cidadãs a um ambiente saudável e preservado e o dever de todos de contribuir para que isso de fato aconteça e explicou que a secrettaria está atuando, e atuará sempre em defesa do ambiente, visando sempre o bem estar do cidadãos, especialmente em seminários desse tipo, onde a propria comunidade está preocupada com a conservação de um rio tão importante para o município. Ele afirmou que o seminário é uma ação de educação ambiental. 

 Em seguida parabenizou a iniciativa da Associação de Moradores. Respondeu as perguntas da comunidade, agradeceu ao convite, se colocou a disposição para continuar a parceria e silenciou. 

 Houve durante sua intervenção a valiosa participação de seu assessor, pormenorizando a lei de crimes ambientas que penaliza as diversas agressões a natureza como o morte de animais silvestre e desmatamento de áreas de reservas, principalmente das matas da beira dos riachos. 
 O Senhor João Batista Santos Gomes Junior exibiu em data show a carta do Chefe Seattle, oa Grande Chefe Branco, Presidente dos Estados Unidos da América em 1854.

 O texto:
“O que acontecer com a terra Recairá sobre os filhos da terra”
 Há uma ligação em tudo. 

 Em seguida o representante das Associações ludovicenses pediu reflexão sobre o texto, leu outros paragrafos, fez reflexões, preguntas. Proseguiu fazendo a leitura do texto produzido especialmente para o seminário: Cenário Ambiental do Igarapé São Benedito – Mato Grosso Morros. Anexo a este relatório. 

 Explicou a metodologia para o mapeamento Micro Bacia Hidrógrafica do Riacho São Benedito, desde a sua nascente no encharcado, na cabeceira da logoa, até a sua chegada ao Rio Una

 Já direcionando para a Gincana EcoCultural o Senhor João Batista Santos Gomes Junior fez a divisão dos participantes em quatro equipes. Procedeu à distribuição do material, acompanhou as equipes com orientações quanto ao desenho do mapa do riacho

 Mestre Luis falou da cultura da comunidade. 
 Seu Felix relatou como era o riacho, quando ele era criança, fundo de dá medo, com muitos peixes e muitas sucuruju. 

 Dona Creuza pediu o empenho de todos no cuidado com o riacho.
 11:30 as quatros equipes da Gincana EcoCultural voltaram com os mapas feitos. Cada coordenador de cada equipe, auxiliados por dois companheiros, fez a presentação do mapa, apresentando todos os elementos que consideraram importantes ao longo do riacho. 

 A localização da nascente em uma lagoa acima do povoado Jurubeba, mata ciliar, as fontes, as plantas, os peixes, as pontes, as estradas, os pontos desmatados, os povoados, caixas d’água etc.

 A equipe quatro elaborou o mapa mais completo, que ia desde a nascente do Rio Una até que desaguá no Rio Munim.

Roberval Costa distribuiu as tarefas da gincana:
 A – trazer um conjunto de pilão completa. Pilão e mão de pilão.
 B – trazer amostra de dois óleos produzidos na comunidade: mamona e andiroba.
 C – trazer uma pedra polida, conhecida na comunidade como pedra de curisco, perda de trovão.

12:30 saida para almoço. Continuação da exibição do DVD
14:30 apresentação da professora biologa Clarissa Lobato.

 A professora explicou a importância da comunidade se envolver no esforço de conservação do riacho São Benedito. Afirmou que as futuras gerações dependem do trabalho que se fizer agora para poder se beneficiar do águas do riacho. Ouviu os participantes. Agradeceu e convidou todos os presentes a continuarem protejendo o riaho e disse:

 “ eu vim para abraçar com voçês o Riacho São Beneditovamos ”.

Todos se retiraram para uma caminhada até o riacho, no ponto conhecido como Fonte São Benedito, onde todos deram as mãos, fizeram uma grande roda em torno da fonte.

Se encontrando na roda houve: 
 dialogação sobre a preservação com a professora Clarisse Lobato e o Senhor João Batista da AMAVIDA /fabula;
 recitação de poemas ecológico com Roberval Sousa. Depoimentos da comunidade;

 Três vivas para o Rio São Benedito o abraço coletivo.

 Todos assumiram o compromisso com a defesa do São Benedito, e foi lançada a campanha, “Não Suje no São Benedito”.

 16:00 Coferência da realizções das tarefas da Gicana Ecocultural de Mato Grosso. Premiação da equipes vencedoras. Em caso, a equipe quatro, três e dois, respectivamente. A premiação foram trêsquites mel, do projeto Abelhas Nativas da AMAVIDA. Oferecidos pelo coordenador do projeto professorMurilo Drumond e pela empresa Meliponina

 16:30 Inicio da Assembléia de Auto Recinhecimento da Comunidade de Mato Grosso comoRemanescente de Quilombolas. A assembléia foi iniciada e juntamente com a salva de tambor para São Benedito, continuada na proxima sexta-feira dia 10 de dezembro.

 17:00 Apresentação da peça de teatro de bonecos “clareira encantada”, do projeto carroça debonecos, com direção do professor Natan máximo e grande elenco. 

 Natan Maximo explicou que o espetáculo resulta de oficinas teatrais, de construção e manipulação de marionetes, que esta ocorrendo na comunidade vizinha de Una dos Moraes. O elenco é formado por atores de Morros e de São Luis. A peça está em fase de finalização, mas devido a relevância do seminário eles não poderiam deixar de participar. O grupo quer somar esforços em defesa dos rios da região. 

 Um grande número de espectadores se juntaram par a ver a peça, que foi entusiásticamente aplaudida. 

 17:40 Houve a reapresentação do grupo de dança da escola, com a coreografia Mama África, finalizando em grande estilo o seminário de sensibilização ambiental de Mato Grosso.


Relatório apresentado por João Batista Gomes Santos Junior,
Associação Maranhense Para a conservação da Natureza – AMAVIDA e Associação Cultural Fabula 
 para Roberval Sousa Costa, presidente  da Associação dos Moradores da Comunidade Quilombola de Mato Grosso de Morros.
 Foto de Jonero - Fonte AMAVIDA.ORG





NOSSOS PARABÉNS AO PESSOAL DO AMAVIDA E AOS RIBEIRINHOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SÃO BENEDITO, RIO UNA E RIO MUNIM - MORROS, NO MARANHÃO.  SEMPRE QUE REALIZAREM ATIVIDADES, POR FAVOR, NOS ENVIEM VÍDEOS, FOTOS E RELATOS PARA DIVULGARMOS NO BLOG.


ABRÇS,
PROF. JARMUTH

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br