Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de janeiro de 2011

SOS RIO TIBAGI/PR - MPF/PR PEDE QUE EPE SUSPENDA ESTUDOS SOBRE HIDRELÉTRICA DO RIO TIBAGI


                                           Rio Tibagi - Nos seus 550 km de extensão tem mais de 50 corredeiras
                   

12/1/2011
 
MPF/PR quer suspensão de estudos ambientais pela empresa EPE na bacia do Rio Tibagi
 
Ação pede que resultados do estudo em curso, nos moldes em que está sendo executado, não sejam utilizados para tomada de decisão a respeito do uso dos potenciais hidroelétricos da bacia do Rio Tibagi.

A notícia é da Procuradoria da República no Paraná e publicada por EcoDebate, 12-01-2011.

Ministério Público Federal em Londrina (PR) propôs uma ação civil pública contra a União, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natuais Renováveis (Ibama) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com objetivo de enfrentar as deficiências em relação à metodologia adotada na avaliação ambiental integrada da Bacia do Rio Tibagi.

O MPF pede que a EPE suspenda o estudo e que se abstenha de utilizar quaisquer resultados do estudo em curso, nos moldes em que está sendo executado, para tomada de decisão a respeito do uso dos potenciais hidroelétricos da bacia do Rio Tibagi.

Na ação, o MPF também pede que Ibama e IAP se abstenham de licenciar quaisquer empreendimentos hidrelétricos na bacia hidrográfica do Rio Tibagi (com exceção da UHE Mauá, cuja licença de instalação já foi concedida) até que seja aprovado e incorporado o resultado da avaliação ambiental integrada (AAI) da Bacia do Rio Tibagi, elaborada de acordo com a metodologia regularmente aprovada pelo órgão competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Fatos


De acordo com o MPF, a metodologia atualmente adotada pela EPE não é adequada ao objetivo do estudo: levantar os impactos ambientais e socioeconômicos advindos da instalação de empreendimentos hidroelétricos em bacia hidrográfica para subsidiar uma decisão por parte da Administração Pública sobre sua viabilidade. Isso foi constatado a partir de uma AAI anteriormente elaborada por essa mesma empresa em relação à Bacia do Rio Uruguai.

Diante da falta de normatização sobre a elaboração desse estudo, pactuou-se que, a partir da experiência adquirida no caso da Bacia do Rio Uruguai, seriam fixadas diretrizes para balizar esse instrumento na análise de outros empreendimentos pela Administração.

No entanto, foi emitido parecer desfavorável à metodologia aplicada pela EPE na elaboração daquele estudo, inclusive pelo Ministério do Meio Ambiente. Ainda assim, a empresa adotou a mesma metodologia inadequada para a elaboração da AAI na Bacia do Rio Tibagi. Fonte IHUnisinos


VEJA FOTOS MARAVILHOSAS DO RIO TIBAGI E OS ESPORTES PRATICADOS EM SUAS ÁGUAS

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br