Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2014

5º SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL ACONTECERÁ EM CAMPO GRANDE (MS)


Analisa a geografia de regiões


Capital sedia em novembro 5º

Simpósio de Geotecnologias no

Pantanal
Sexta, 04 de Abril de 2014 - 10:32
Fonte: Assessoria
Foto: Reprodução / governo federal

O evento abre oportunidade para a submissão de trabalhos desenvolvidos em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também que possam ser aplicados ao bioma











Interação planalto e planície, sistema produtivo e sustentabilidade” é o tema do 5º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – 5º GeoPantanal, que ocorre em Campo Grande, de 22 a 26 de novembro. O objetivo é promover o encontro entre profissionais da área, pesquisadores, professores e estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação interessados nos estudos sobre o uso de geotecnologias no bioma pantaneiro.
 
Além de estimular a discussão sobre as pesquisas e o estado da arte em aplicações de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas delimitadas pela bacia hidrográfica do alto Rio Paraguai, o simpósio busca favorecer contatos nacionais e internacionais para fomento de projetos de pesquisa e/ou cooperação interinstitucional e internacional, complementar a formação oferecida pelos cursos de graduação acadêmica e tecnológica das instituições que atuam no Pantanal e promover a troca de experiências e de conhecimentos.
 
O evento abre oportunidade para a submissão de trabalhos desenvolvidos em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também que possam ser aplicados ao bioma. O foco está na região da bacia, incluindo o Brasil, a Bolívia e o Paraguai, mas qualquer pessoa que desenvolva uma tecnologia ou metodologia relacionada ao uso de geotecnologias que possa ser aplicada à região pode submeter artigos.
 
A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do 5º GeoPantanal, que já é um fórum tradicional para se discutir o uso das geotecnologias no Pantanal, conforme o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária João Vila, presidente da comissão organizadora. “Esta edição será na Capital e isso deve facilitar a vinda de estudantes de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso", afirma. "Também queremos atrair empresas de diversas áreas como agricultura, mineração e do setor florestal que atuam na região e usam geotecnologias."
 
Há um crescente interesse pelo assunto, verificado pelo aumento de artigos submetidos a cada edição. Por isso, em 2014, a comissão decidiu criar uma categoria especial para os trabalhos elaborados por estudantes. “Com isso a gente espera dar mais acesso aos alunos, para que tenham a oportunidade de produzir textos técnicos e interagir com a comunidade científica”, diz Vila.
 
A organização do 5º GeoPantanal é da Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Católica Dom Bosco. Informações sobre a programação e as inscrições estão disponíveis no site do simpósio <http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2014>.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br