Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de abril de 2014

FORTES CHUVAS NO CEARÁ ESTÃO PROVOCANDO SANGRIA NAS BARRAGENS


AÇUDE ULTRAPASSOU  A COTA DE SANGRIA

CRATEÚS 02/04/2014 -

Barragem do Batalhão é o segundo açude cearense a sangrar em 2014





As fortes chuvas registradas nos últimos dias no Ceará aumentaram o volume dos açudes do Estado. A Barragem do Batalhão, localizado em Crateús, sangrou nesta quarta-feira, 2. O açude apresentou volume de 1.543.157m³, ultrapassando sua cota de sangria, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A Barragem do Batalhão se tornou o segundo açude cearense a sangrar em 2014. Ainda em Crateús, o açude Carnaubal, que na última terça-feira, 1º, apresentava o volume de 1.420.000m³, saltou para 1.462.831m³, aumentando 12cm na sua cota.

Os açudes Curral Velho e Gavião estão com volumes acima de 90% e devem ser os próximos a sangrarem. Segundo a Cogerh, dos 139 açudes monitorados, 105 estão com acúmulo inferior a 30%. 

De acordo com a Companhia, as últimas chuvas registradas no Estado garantiram ao sistem hídrico de Crateús, formado pelos açudes Carnaubal, Realejo e Barragem do Batalhão, uma reserva hídrica até setembro de 2014.

Nesta quarta-feira, 2, 82 municípios registraram chuvas nas últimas 24h, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município de Acaraú registrou o maior índice pluviométrico. Em Fortaleza, a precipitação foi de 18 mm, no posto do Castelão.
Redação O POVO Online

LEIA TAMBÉM

Oitenta dos 184 municípios cearenses registraram chuva nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos ...
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Eu até aqui, aos 45 anos de idade, nunca havia visto uma imagem semelhante a deste açude na região nordeste. Como trabalho na agricultura, fico a imaginar o tamanho da felicidade dessa gente tao sofrida e a pedir a Deus que possa estar conservando sempre um volume d'água semelhante a este, sem é claro deixar de lembrar que também muito depende da ação do homem para com a natureza, para que isso possa durar !

    ResponderExcluir
  2. cascola tradicional faz chover, tempestades.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br