Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

REAPARECE BANCO DE AREIA EM PARTE DO RIO PIRACICABA

Do G1 Piracicaba e Região

Banco de areia voltou a aparecer no Rio Piracicaba e atraiu turistas (Foto: Camila Ancona/G1)Banco de areia voltou a aparecer no Rio Piracicaba e atraiu turistas (Foto: Camila Ancona/G1)




Vazão volta a baixar e banco de 




areia reaparece em parte do Rio




Piracicaba

31/03/2014 

Turistas pescavam às margens e dentro do curso d'água neste domingo.
Nível às 14h era de 1,8 m, com volume em 25,75 mil litros por segundo.


A profundidade e a vazão do Rio Piracicaba voltaram a baixar neste domingo (30) após melhora do início do mês, o que fez com que o banco de areia que fica próximo à ponte estaiada de Piracicaba (SP) voltasse a aparecer. O nível às 14h era de 1,8 metro e a vazão era de 25,75 mil litros de água por segundo, de acordo com medição do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
No começo de março, o rio apresentou sinais de melhora com o aumento das chuvas, atingindo 1,46 metro de profundidade e 53 mil litros de água por segundo de vazão. Nesta segunda-feira (31), às 10h, o nível era de 1,11 metro e a vazão era 26,96 mil litros por segundo.
Rapaz pescou na beira do rio e outro se arriscou ao pescar dentro do manacial em Piracicaba (Foto: Camila Ancona/G1)Rapaz pescou na beira do rio e outro se arriscou ao pescar dentro do manancial (Foto: Camila Ancona/G1)
O manancial ficou em situação crítica no dia 5 de fevereiro, quando o nível atingiu 93 centímetros e a vazão foi de 15,8 mil litros de água por segundo, conforme a medição do Comitê PCJ. Este foi o menor nível para o período desde 1964, quando a medição de profundidade passou a ser feita. A média histórica para os meses de janeiro e fevereiro fica em torno de 3 metros.
Por volta do meio dia deste domingo (31), a reportagem do G1 esteve nas margens do Rio Piracicaba e registrou várias pessoas pescando no banco de areia e um homem se arriscava no meio do manancial, com água até a cintura.
Grupo bebe cerveja em banco de areia no meio do Rio Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Grupo bebe cerveja em banco de areia no meio
do Rio Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Atração turística
O cenário atípico de seca do Rio Piracicaba se tornou atração turística em fevereiro. Várias pessoas passeavam e fotografavam o rio e era possível atravessar o manancial caminhando sobre as pedras. Na terça-feira, 4 de fevereiro, um grupo conseguiu "entrar" com três carros no banco de areia que se formou no trecho. O grupo fincou um guarda-sol no chão, colocou cadeiras, churrasqueira e uma mesa e passou a tarde bebendo cerveja.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br