Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

JAPÃO IGNORA A DECISÃO CA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA E DIZ QUE VAI CONTINUAR COM A CAÇA DE BALEIAS


Apesar de proibição, Japão cogita 

seguir com caça de baleias

O governo do Japão disse nesta terça-feira (1º) que “estuda cuidadosamente” a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) que o obriga a suspender seu programa de caça de baleias no Mar da Antártida e, apesar de acatar a decisão, deixou a porta aberta para futuros programas.
“As baleias são uma importante fonte de alimentação, como qualquer outra espécie marinha. O Japão mantém sua posição de continuar utilizando esses animais de maneira sustentável e com fins científicos”, garantiu na terça-feira o ministro da Pesca do país, Yoshimasa Hayashi.


O ministro afirmou, além disso, que o governo estudará “de maneira cuidadosa a decisão e decidirá em breve como responder à proibição do CIJ”.

O Japão manteve até agora dois programas de captura de baleias com fins científicos no Oceano Antártico e no Pacífico Norte, além da pesca comercial de espécies menores de cetáceos, como os golfinhos, em seu litoral.
Com isso, Hayashi não descartou hoje a possibilidade de que o Japão proponha um novo programa científico, cujas características diferem das atuais, para pescar na Antártida. Desde 1987, o Japão capturou uma média de 400 baleias por ano no Oceano Antártico, segundo dados da Agência Japonesa de Pesca.
Em 2005, estabeleceu um objetivo de 935 peças e os baleeiros capturaram um total de 853 naquele ano e de 679 em 2008. No entanto, suas capturas anuais foram reduzidas até 103 em 2012 devido às ações dos grupos ambientalistas contrários à caça dessa espécie, segundo o governo japonês.
Tóquio sempre garantiu que seu programa de caça de baleias na Antártida buscava, entre outros fins, um controle permanente do ecossistema e da população desses cetáceos, o que permitiu que o país realizasse essa prática com a permissão da comissão baleeira.
No entanto, seus argumentos sempre causaram ceticismo entre muitas associações e países, como a Austrália, que entrou com uma ação contra o Japão na CIJ em maio de 2010, argumentando que as capturas japonesas tinham fins comerciais.
A decisão de ontem assegurava que o Japão não foi capaz de justificar os fins científicos de seu programa de caça e acusou o país asiático de violar a Convenção Internacional para a Regulamentação da Caça de Baleias, assinada em 1946 para promover a conservação dessas espécies de mamíferos.
Após conhecer a sentença, a delegação japonesa em Haia disse que apesar de o Japão estar “decepcionado e lamentar” a decisão, “vai aceitá-la porque tem a obrigação de cumpri-la, já que é vinculativa”.
No entanto, não especificou quais serão os passos concretos de Tóquio para cumprir com a decisão, “porque temos que estudar a sentença antes de determinar ações concretas”. (Fonte: Terra)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br