Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

RIBEIRINHOS DE ITAPETININGA COBRAM DESASSOREAMENTO DE RIOS E CÓRREGOS SUSPENSOS POR QUEBRA DE DRAGA DO DAEE

Draga está parada (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)Draga do DAEE (SP) está parada (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

01/04/2014 

Draga parada preocupa moradores 




ribeirinhos de Itapetininga


Máquina usada para desassoreamento está quebrada.
Prefeitura afirma que trabalhos serão retomados nos próximos dias.

Do G1 Itapetininga e Região

Moradores ribeirinhos de Itapetininga (SP) cobram da prefeitura a continuidade do serviço de limpeza de rios e córregos. Uma draga usada para fazer o desassoreamento está parada há várias semanas e o trabalho ainda não foi concluído. De acordo com a prefeitura, uma peça da máquina quebrou, por isso, a limpeza dos rios não tem sido feita.
Conforme mostra reportagem exibida nesta terça-feira (1º) pela TV TEM, a draga está parada às margens do córrego Ribeirão dos Cavalos. A pá está até mesmo tomada por mato devido à falta de uso.
A situação preocupa quem mora na região já que a draga deveria fazer a remoção de terra, lixo e entulho acumulados no leito. A não remoção desses materiais é um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente, os que passam pelas cidades já que o assoreamento dificulta a vazão da água, podendo provocar enchentes em período de chuva.
O carpinteiro Antônio Carlos Santos é morador da Vila Mazzei e conta que não vê movimentação do equipamento. “Já faz tempo que passo por aqui e vejo essa draga parada direto. Isso é uma falta de vergonha”, opina.
O servente de pedreiro João Antônio Medeiros é outro morador do bairro e está indignado. Para ele, a situação trás prejuízos para a cidade. “Já era para a beira do ri estar limpa, mas nunca cumprem o serviço. Toda vez está estragado. O prefeito está pagando por uma coisa que não tem utilidade”, diz.
Há quase dois meses, a situação foi mostrada na TV TEM e no G1. Na época, a máquina estava em funcionamento. A draga que foi emprestada à Prefeitura de Itapetininga pertence ao Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). O município é responsável apenas pelos custos com manutenção e funcionários. A prefeitura havia informado na ocasião que a previsão de término do trabalho era setembro.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a draga trabalhou por alguns dias e limpou 40 metros do ribeirão dos Cavalos, mas a lona de freio quebrou. A peça foi solicitada e, de acordo com a administração, deve chegar nos próximos dias. A prefeitura informou apenas que o trabalho retorna em breve, mas não disse a data exata. G1 - ITAPETININGA E REGIAO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br