Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de abril de 2014

AUDIÊNCIA DA AL DE MINAS DISCUTE REATIVAÇÃO DA HIDROVIA E REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO


Michelly OdaDo G1 Grande Minas

Do G1 Grande Minas
Rio São Francisco em Pirapora, no Norte de Minas Gerais (Foto: Michelly Oda / G1)Rio São Francisco em Pirapora, no Norte de Minas Gerais (Foto: Michelly Oda / G1)

Autoridades de MG estudam reativação da hidroviae revitalização do Rio São Francisco



Audiência foi realizada em Pirapora (MG), nessa quinta-feira (3).
Condições do rio preocupam autoridades e produtores rurais.




Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência, em Pirapora (MG), nesta quinta-feira (3), para discutir a reativação da hidrovia e a revitalização do rio São Francisco. O encontro foi realizado junto com a reunião dos prefeitos da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco  (Ammesf).
Maria das Dores de Oliveira Duarte, presidente da Ammesf e prefeita de Claro dos Poções (MG), diz que “a reativação da hidrovia está ligada a realização dos aos projetos estruturantes, que garantirão a revitalização do rio e a manutenção da atividade pesqueira”.
Mapa com a visão da bacia do São Francisco (Foto: Site Dnit)Mapa com a visão da bacia do São Francisco (Foto: Site Dnit)
Ainda segundo Maria das Dores, além dos aspectos ambiental e social, a hidrovia também garante benefícios econômicos, já que facilitará, por exemplo, o escoamento da  produção e a circulação de matéria prima.

O representante do Governo Estadual na reativação da rodovia, Coriolando Ribeiro, diz que “Minas Gerais acredita e aposta na hidrovia, por se tratar do transporte mais eficiente e sustentável que existe”.

Ribeiro destaca que as regiões Norte de Noroeste de Minas têm grande potencial agrícola e que a economia com o transporte da produção pode ser de 30% a 40%.

“O rio São Francisco é navegável, mas não está em condições de ser navegado atualmente”, afirma Coriolando. Para tornar a navegação uma realidade, o governo mineiro está realizado reuniões com os outros estados nos quais o rio passa, com o Ministério dos Transportes e com empresários que podem investir no entorno do rio e no transporte fluvial.
Durante a reunião, o prefeito de Pirapora, Léo Silveira,  entregou para os representantes da ALMG um fundo de compensação financeira que abrange os municípios que estão na calha do rio. A iniciativa foi tomada por Heliomar Silveira depois da vazão do reservatório da usina de Três Marias ser reduzida de 300 para 250 m³.
Reunião foi promovida pela Assembleia de Minas (Foto: Michelly Oda / G1)Reunião foi promovida pela Assembleia de Minas
(Foto: Michelly Oda / G1)
O prefeito afirmou também que o abastecimento de Pirapora foi estruturado com base em uma vazão de 600m³. Com a redução é possível que o município tenha que traçar um plano emergencial.

“Tivemos poucas chuvas, o volume da barragem de Três Marias está muito baixo e compromete o abastecimento de água, os projetos de irrigação e a rotina dos grandes consumidores, como a indústria têxtil”.

Um representante do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esteve presente da reunião e disse apenas que um workshop sobre o rio vai ser realizado em Salvador (BA).

De acordo com o Dnit, “o rio São Francisco é totalmente navegável em 1.371 km, entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), para a profundidade média de projeto de 1,5 m, quando da ocorrência do período crítico de estiagem (agosto a novembro)”.
Apesar do período de estiagem ainda estar distante, as condições atuais do rio preocupam o administrador da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (Auppi), Nadson Martins. 20 mil toneladas de frutas são produzidas no local, que emprega 1.600 pessoas.

Nadson Martins explica que a Agência Nacional de Águas determinou uma outorga de 11 milhões de m³ por ano, que já é inferior à demanda dos produtores. Apesar de já trabalharem com esse déficit, o que preocupa os agricultores é a possibilidade de que o rio não ofereça mais condições para a captação de água.
"Caso não chova, a tendência é que em meados de junho não possamos mais irrigar as plantações", afirma Nadson.
"Em 2001 o rio São Francisco também estava com o nível baixo, semelhante à situação deste ano, mas isso aconteceu nos meses de agosto e setembro", complementa o administrador da Auppi. Para garantir a captação de água, a associação pretende fazer obras de dragagem no rio, que ainda precisam ser autorizadas pelos órgãos ambientais.
A família de Rubens Minani participa do projeto de irrigação há 35 anos (Foto: Michelly Oda / G1)A família de Rubens Minani participa do projeto de
irrigação há 35 anos (Foto: Michelly Oda / G1)
O produtor rural Rubens Shigueru Minami conta que o pai dele foi um dos primeiros a investirem no cultivo de frutas em Pirapora, há 35 anos. O negócio já está na segunda geração, sustenta a família de Rubens e do irmão. A possibilidade que o negócio acabe é encarado com medo.
“A água do rio está muito baixa e sem a irrigação nada disso aqui pode existir, a produção se torna inviável e impossível", diz Rubens. 
Pobre Rio São Francisco...que triste situação (Pirapora - MG)

Do G1 Grande MinasAlguem ja vio isso

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br