Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de abril de 2014

TAUBATÉ, VALE DO RIO PARAÍBA É UM DOS PRINCIPAIS FOCOS DE DENGUE DO ESTADO DE SP

IMG_9342

DENGUE: TAUBATÉ É UM DOS FOCOS MAIS GRAVES DO ESTADO

05 abril 2014
INFORMAÇÕES OFICIAIS COLOCAM O MUNICÍPIO ENTRE OS QUE MAIS REGISTRARAM CASOS DA DOENÇA ESTE ANO
Redação / Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Vivendo uma epidemia de dengue, Taubaté é uma dos principais focos da doença do Estado de São Paulo. Segundo dados oficiais da Vigilância Epidemiológica do Estado, entre janeiro e fevereiro, os municípios paulistas registraram 5.321 casos, ao todo. No mesmo período, Taubaté teve 285 casos confirmados — mais de 5% do total de casos estaduais.
De lá para cá, a cidade já alcançou o número de 877 casos confirmados. Ao alcançar 300, na primeira semana de março, foi constatado o estado epidêmico na cidade. Outros 1.416 ainda aguardam resultados de exames, enquanto 395 pacientes já tiveram o diagnóstico negativo. A cidade tem reclamações frequentes de pacientes sobre o descaso do poder público no combate a doença.
Comparativo/ Onze cidades do interior de São Paulo concentraram 66% dos casos confirmados de dengue em todo o Estado, nos dois primeiros meses do ano. Entre as cidades, a dengue avançou entre 20% e 14.000% — entre elas, Taubaté, que teve uma alta de 307% dos casos no comparativo com janeiro e fevereiro do ano anterior.
A alta de casos em Taubaté vai na contramão do governo do Estado: no primeiro bimestre desse ano, segundo o Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), houve redução de 86% do número de casos de dengue em todo o Estado de São Paulo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Taubaté, Stella Zöllner, afirmou que o aumento de casos ocorre por fatores locais, como a ocorrência elevada do tipo quatro do vírus.
Casos/O governo Geraldo Alckmin (PSDB) afirma que investe R$ 50 milhões por ano para auxiliar as prefeituras de todo o Estado no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor. Em Taubaté, o número de casos assusta a população, e, nas duas últimas semanas, chegou a dobrar a fila de atendimentos no Pronto Socorro Municipal. Antes, eram realizados cerca de 300 a 350 atendimentos diários: nos últimos 15 dias, o número aumentou para mais de 700.
“A população, em função do número de casos registrados no município e veiculação sobre os sinais e sintomas da doença, tem feito com que a busca pelo atendimento seja expressivo. O tratamento, quando não é do tipo grave, é feito em domicílio”, informou, em nota, a Vigilância Epidemiológica de Taubaté.
A cidade, no entanto, ainda não teve nenhuma morte confirmada com o diagnóstico de dengue. A prefeitura diz que realiza 10 mil visitas mensais. Atualmente, 94 pessoas trabalham diretamente no combate a doença.
Epidemia afeta a cidade
Em 2013, na comparação com o ano anterior, o número de casos da doença aumentou quase dez vezes: de 62 para 549 — sendo 523 autóctones (contraídos na própria cidade) e outros 26 ‘importados’ de outros locais — esse ano, o número já chega a 877, em pouco mais de três meses. Segundo o governo Ortiz, a prefeitura realiza com frequência as ações de combate: são elas as visitas casa a casa, bloqueio e controle de criadouros (casos suspeitos) , nebulização (casos positivos), vistoria de pontos estratégicos e imóveis especiais.
http://gazetadetaubate.com.br/dengue-taubate-e-um-dos-focos-mais-graves-estado/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br