Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de abril de 2014

É MUITO PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE EM SÃO PAULO

Dados da dengue em SP no dia 05 abril 2014

03/04/2014 


Casos de dengue sobem 15% na cidade 



de São Paulo, diz secretaria

Bairros da Zona Oeste concentram a maioria dos casos.
Prefeitura diz que falta de chuvas 'atrasou' aparecimento do mosquito.

Do G1 São Paulo

Os casos de dengue registrados na cidade de São Paulo subiram 15,4% nos três primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento ocorreu principalmente na região do Butantã, Jaguaré e Lapa (na Zona Oeste), Tremembé (na Zona Norte) e Vila Jacuí (Zona Leste).
A Prefeitura anunciou que vai realizar medidas contra o mosquito nas regiões onde houve aumento dos casos e uma campanha será lançada nas rádios. Além disso, subprefeituras do Butantã e Lapa devem se reunir com representantes da Prefeitura de Osasco para estudar ações conjuntas, já que há um pico de casos na cidade vizinha: o número de casos aumentou 10 vezes em Osasco neste ano se comparado com o ano anterior.
De acordo com o secretário municipal de saúde, José de Fillipi Jr., a falta de chuvas "atrasou" em duas ou três semanas o aparecimento do mosquito e por isso, com as precipitações registradas em março, os casos aumentaram. De acordo com ele, o pico que deveria ter ocorrido no mês passado será verificado em abril.
Segundo o secretário, apenas na semana passada os casos na capital paulista aumentaram de 750 para 1 mil.
Três distritos paulistanos apresentam índice de ocorrência da doença acima da média, todos na Zona Oeste. No Jaguaré, o índice de 417,1 é considerado alto. Na Lapa, o índice é médio: 170,4. Já em Rio Pequeno, o índice de 96,2 está no limite para médio.
Segundo a Prefeitura, de 0 a 100 casos por 100 mil habitantes é um índice que mostra baixa incidência. De 100 a 300 casos por 100 mil habitantes mostra média incidência. Já acima de 300 casos, alta incidência.

Até o momento, foram notificados 1.166 casos de dengue no ano, de acordo com a Prefeitura. A administração municipal ressaltou que a taxa de indicência, de 10,4 casos para cada 100 mil habitantes, é considerada baixa pelo Ministério da Saúde. Durante todo o ano de 2013, foram registrados 2.617 casos.

Medidas
Segundo a Prefeitura, a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da região da Lapa e do Jaguaré realizou 230 bloqueios de criadouros. Cada bloqueio equivale a em média nove quarteirões e 500 imóveis, segundo a Prefeitura. Três operações Cata-Bagulho também foram realizadas para retirada de lixo que possa acumular água e outros 224 bloqueios de nebulização (aparelho costal) foram feitos.
Durante as ações promovidas pelas Prefeituras, as equipes distribuem toucas para caixa d'água. As toucas são uma tela fina que não permite a passagem de mosquitos e podem ser usadas como tampa provisória.
iNFO DENGUE (Foto: Arte/G1)


LEIA TAMBÉM:

Dengue avança 55% em uma semana em SPEstadão Conteúdo 04/04/2014 -  CLIQUE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL


ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br