Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de abril de 2014

Ação do Projeto Abrace o Boto-Cinza na ilha de Jaguanum - Mangaratiba - Rio de Janeiro

Fonte: Acervo IBC
Nesse fim de semana foi realizada uma ação do  Projeto abrace o Boto-Cinza, que é uma realização do IBC, com patrocínio da Petrobras.  Biólogos e voluntários tiveram a missão de transmitir a importância de preservar o boto-cinza e o ecossistema marinho. Foram 2 dias de muita aprendizagem, sensibilização e troca de informações.


Na sexta-feira, dia 4, foram realizadas palestras educativas, pela educadora ambiental Monique, para as crianças e adolescentes. Nelas, foram abordados temas como biologia e ecologia do boto-cinza, preservação e meio ambiente. É importante esse tipo de atividade, pois amplia o conhecimento sobre a importância de preservar a natureza, criando assim, cidadãos conscientes.

Fonte: Acervo IBC

No mesmo dia foi realizada uma palestra devolutiva, pela bióloga marinha Kátia, para as crianças e adolescentes. Nela, foram apresentados resultados da pesquisa que o IBC faz sobre a interação da pesca com o boto-cinza desde 2012. Todos os dados obtidos através dos questionários de pesca foram explicados para que todos compreendessem a importância da cooperação dos pescadores durante as entrevistas e a boa relação que o IBC conquistou ao longo do tempo com a comunidade pesqueira, mostrando assim, que todos são beneficiados e precisam um do outro.

Fonte: Acervo IBC
                                                                                          
No sábado, dia 5, foi montada uma tenda itinerante na praia com painéis sobre a biologia do boto-cinza, coleção de esqueletos, exposição de fotos, brincadeiras para as crianças, entre outras atividades. A tenda itinerante é uma importante ferramenta para sensibilizar a comunidade local e os turistas.

Fonte: Acervo IBC
                                                                     
Fonte: Acervo IBC
                                                                                         
Na mesma tenda, tivemos a ilustre presença de um biólogo do Inea, Ed Bastos, e sua aula prática de biologia marinha. Ed coletou diversos animais e mostrou ao público a sua importância, alertando sobre os problemas causados pelo lixo marinho. No fim da aula, os animais foram devolvidos aos seus respectivos locais sem causar nenhum dano aos mesmos.
Aqui é possível conferir um pouco dessa aula incrível: Vídeo da aula prática


Fonte: Acervo IBC
                                                                                            

Foi realizada também uma exposição de fotos sobre a comunidade pesqueira da Ilha de Jaguanum, despertando a curiosidade e o interesse de todos os moradores.
                                                            
E por fim, houve uma saída de turismo de observação de botos-cinza com a monitoria do guardião ambiental Jackson, 17 anos. Foram avistados cerca de 50 botos!

Fonte: Acervo IBC
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br