Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2014

ENCHENTES DO RIO TAPAJÓS PREOCUPA RIBEIRINHOS E COMERCIANTES DE SANTARÉM (PA)

04/04/2014 
Do G1 Santarém

Parte da Avenida Tapajós já foi interditada (Foto: Weldon Luciano/G1)
Parte da Avenida Tapajós já foi interditada (Foto: Weldon Luciano/G1)


Comerciantes de Santarém se 



preparam 



para enchente do rio



Nível do Rio Tapajós ultrapassou marca registrada em 2009. 
Estudo irá identificar impactos na economia e subsidiar empresários.


Com o anúncio de que o nível do Rio Tapajós alcançou a marca registrada em 2009, quando Santarém, no oeste do Pará, teve a maior enchente dos últimos 50 anos, os comerciantes temem que prejuízos afetem toda a região e se preparam para o período. A Capitania dos Portos confirmou, na terça-feira (1º), que o nível do Rio Tapajós atingiu dois centímetros acima do registrado no mesmo dia em 2009.
A empresária Marita Gentil tem uma loja próxima a Praça do Pescador. Ela lembra que, em 2009, a água ficou mais de meio metro acima do piso do estabelecimento e foi preciso fazer marombas, estruturas de madeira para levantar o assoalho e continuar em funcionamento. “[A água] entrou aqui. Ficamos nas marombas todo o tempo. Nós mesmos não recebemos nenhuma ajuda, mas recebemos do lado de fora, que fizeram as passarelas e era a rua do comércio inteira cheia de passarela”, relembra a empresária.
Economia prejudicada
Segundo o empresário Bena Santos, o prejuízo no comércio santareno afeta toda a região, porque uma enchente com grandes proporções causa demissões nas lojas e prejudica o movimento de carga para atender aos ribeirinhos. “Santarém sendo uma cidade polo, tudo o que acontece na região e aqui principalmente, nas várzeas e planalto, o reflexo é direto no comércio e isso está dando uma preocupação aos lojistas. Só resta aguardar de que jeito vem, até porque a de agora é bem maior,  segundo as medições está maior do que a  de 2009, já passou do nível”,  acredita.
Centro comercial de Santarém (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Em 2009, pontes de madeira foram feitas para dar
acesso às lojas do centro comercial
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), César Ramalheiro, algumas reuniões já foram realizadas com a prefeitura e a Defesa Civil, como forma de preparar o centro comercial com bombas de sucção para o período de cheia do rio. “A partir do momento em que a gente viu que a cheia de 2014 realmente ia ser grande, a primeira reunião aconteceu dia 5 de fevereiro na sede do Sindilojas, com a Defesa Civil do município e do estado e com a Seminfra, para traçar diretrizes preventivas para a enchente. A primeira providência solicitada foi a instalação de bombas, principalmente a que fica próximo ao Mascotinho, que é a que de maior vazão para a água toda que fica acumulada no centro comercial”.
O presidente do Sindilojas ainda informou que um estudo está sendo feito para verificar os impactos causados na economia do município devido a enchente do rio. Segundo ele, o estudo vai subisidiar na tomada de providências tanto os empresários, quanto os órgãos públicos. “A gente contratou uma empresa que está fazendo o levantamento do valor do impacto que é causado na economia. E isso também vai subsidiar tanto a Defesa Civil do município para decretar, para pedir estado de emergência e também solicitar aos bancos uma linha de crédito e prazo diferenciado para amparar os lojistas principalmente do centro comercial”, explicou.
Conforme o boletim hidroclimático da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o nível do rio Tapajós em Santarém atingiu 7.60 m na quinta-feira (3), segundo disponibilizou a Agência Nacional de Águas (ANA), 10 cm acima da marca registrada na cheia de 2009, segundo tabela da Marinha. A medição realizada neste mesmo dia em 2012 e 2013 foi de 7.50 e 7.16 m, respectivamente
G1
.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br