Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de abril de 2014

COM QUATRO AÇUDES COMPLETAMENTE SECOS E 105 COM MENOS DE 30% DA CAPACIDADE, CEARÁ ENFRENTA A SECA


AÇUDES E BARRAGENS 04/04/2014

Volume dos reservatórios ainda preocupa




Apesar das chuvas dos últimos dias, muitos açudes e barragens do interior do Ceará permanecem com níveis preocupantes de tão baixos. Levantamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) indica 105 reservatórios com menos de 30% da capacidade. Quatro desses estão completamente secos: os açudes de Desterro e São Domingos, em Caridade; de Forquilha II, em Tauá; e de Sucesso, em Tamboril.

Somente dois reservatórios sangraram este ano: o açude Tijuquinha, em Baturité, e a Barragem do Batalhão, em Crateús. Por serem pequenos, têm pouca expressão para o sistema hidrológico do Estado. Outros dois açudes – o Curral Velho, em Morada Nova, e o Gavião, em Pacatuba - estão com nível acima de 90%. Contudo, ao contrário do Tijuquinha e da Barragem do Batalhão, estão assim não por conta das chuvas. Segundo o assessor técnico da Presidência da Cogerh, Yuri Castro de Oliveira, ambos são interligados a outros reservatórios e acabam recebendo água deles.

O Ceará está hoje com 30,9% da sua capacidade hídrica. Eram 31% em janeiro. Segundo Yuri, houve aporte hídrico no período, mas apenas o suficiente para compensar a evaporação e o consumo. A expectativa é que haja aporte no mês de abril, ainda que com chuvas abaixo da média, para elevar o nível dos açudes.

“Em algumas sedes municipais, fizemos adutoras emergenciais para evitar o colapso. Mas também implementamos algum tipo de racionamento. Pra elas, ofertamos 20% menos água e a operadora do sistema decide qual manobra fará. Se a cidade ficará um ou dois dias sem água. É o caso de Tauá, Canindé, Crateús e Caridade. No caso de 

Fortaleza, não tem nenhuma restrição porque Fortaleza é ligada ao Castanhão”, acrescenta. (Bruno de Castro)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br