Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2014

GOVERNADOR ALCKMIN VOLTA A DEFENDER A TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUA DO RIO PARAÍBA PARA O SISTEMA CANTAREIRA

Novo reservatório teria alto custo social, diz Alckmin
Para governador paulista, solução é menos prática que a transposição proposta, que é rechaçada pelo governor do Rio de Janeiro

Publicação: 02/04/2014 


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender a transposição de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira e disse que uma solução alternativa ao polêmico projeto para aumentar o abastecimento da Grande São Paulo seria a construção de um novo reservatório que teria um custo social, econômico e ambiental. "Qual seria a outra solução? Fazer mais um reservatório. Quanto custa isso? Custo social? Quantas famílias vão ser desapropriadas? O custo ambiental? Custo econômico. Então, o mundo inteiro interliga reservatórios para você poder guardar (água)", disse o governador paulista nesta quarta-feira, 2.
A proposta é transpor água da represa Jaguari, em Igaratá, para a represa Atibainha, em Nazaré Paulista, um dos reservatórios do Sistema Cantareira. A medida foi rechaçada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), porque o Jaguari é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de 80% da região metropolitana fluminense. "Ninguém vai tirar água do Rio Paraíba. E não interfere no Rio de Janeiro. Porque como o Rio Paraíba é federal, quem regula a quantidade de água é a ANA. E ele (Rio de Janeiro) tem vazão mínima de água garantida lá em Barra do Piraí para o abastecimento da metrópole", disse Alckmin.

Briga

Após uma troca pública de farpas com Cabral, o tucano disse nesta quarta-feira que é preciso "deixar de lado as paixões políticas" e "ter muito espírito de estudo" para avaliar a proposta. "É importante esclarecer que o governo de São Paulo não pretende tirar nenhuma água do Rio Paraíba", afirmou Alckmin. "Tenho certeza que a ANA, que é o órgão regulador, sabe que a nossa proposta técnica é correta e necessária. E não interfere em retirada do Paraíba", completou.

http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2014/04/02/interna_nacional,514788/novo-reservatorio-teria-alto-custo-social-diz-alckmin.shtml

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br